Reforma: nova proposta de Paulo Guedes resulta na maior tributação de consumo do mundo

A reforma tributária proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, visa criar um novo imposto, chamado de Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

A CBS, encaminhada pelo governo Bolsonaro ao Congresso na terça-feira (21), pretende unir o PIS e Cofins em um único imposto sobre o valor agregado (IVA).

A ideia de implementação novo imposto tem causado muita controvérsia devido a sua alíquota de 12%, pois pode fazer com que a tributação final sobre o consumo no Brasil seja a maior no mundo todo.

De acordo com as contas de Kleber Cabral, presidente do Sindifisco Nacional, sindicato dos autores da receita, ao somar os tributos estaduais e municipais, o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) final chegaria a 35%, aponta o jornal Estado de S. Paulo.

“Será o maior IVA do mundo”, declarou Cabral. “O governo não está aumentando a tributação, mas revelando o tamanho da carga tributária.”

Já o economista Rodrigo Orair, especialista em tributação do Instituto Nacional de Pesquisas Aplicadas (Ipea), calcula que a alíquota de 12% na CBS levaria o IVA total a 29%, com 15% de imposto estadual e 2% de municipal.

Segundo os dados mais recentes (2018) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ainda assim, este seria o maior patamar de IVA do mundo.

Atualmente, a maior alíquota é da Hungria, em 27%, seguida pela Noruega, Dinamarca e Suécia, com 25%.

Internet 200% mais cara

De acordo com uma estimativa feita pelo ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o setor de telecomunicações terá um aumento de 228% em impostos caso a proposta de Guedes seja aprovada, reportou o TeleSíntese.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza