Índice
· Volume de negociação de criptoativos caiu 40% desde maio
· Aumenta o valor das transações de rede ETH
· As métricas ETH mostram forte acumulação
· BTC vê grande fluxo nas bolsas à medida que o fim de semana se aproxima
· As notícias de criptomoedas nas Américas continuam positivas
O preço do Bitcoin não teve uma boa semana, já que a moeda lutava para sair do alcance inferior da faixa de US $30.000. No entanto, mesmo com esse preço fraco e uma grande faixa de posições de vendas, a moeda está conseguindo ficar acima da marca de $31.000.
Mas as notícias são confusas, já que houve uma queda bastante grande no volume geral das criptomoedas e um aumento nas entradas de bolsas de Bitcoin. No entanto, as notícias das Américas continuam positivas, já que os reguladores de valores mobiliários brasileiros aprovaram seu primeiro ETH ETF, enquanto o PayPal aumentou os limites de criptomoeda para seus clientes nos EUA para $100.000 por semana, sem um limite de compra anual.
A Square também delineou planos para construir uma plataforma de desenvolvimento aberta focada na construção de blockchain Bitcoin de serviços DeFi. Isso poderia aumentar o uso de BTC e ajudar a tornar as criptomoedas muito mais comuns.
Por outro lado, no mercado de ações dos EUA, terminou a semana em uma nota mais baixa depois que os investidores tiraram algum dinheiro da mesa em uma semana mista que viu o fortalecimento do dólar, apesar das garantias do presidente do Fed, Powell, de que o ainda está longe de alterar sua política.
Os mercados no meio da semana caíram após a divulgação de números explosivos de inflação, que registraram um aumento de 5,4% no comparativo anual e 0,9% no comparativo mensal, bem acima das expectativas, e o maior aumento no comparativo anual desde 2008. No entanto, após a garantia do presidente do Fed em seu depoimento perante a Câmara de Serviços Financeiros, os mercados se acalmaram e recuperaram parte de suas perdas, com exceção das ações de tecnologia.
O Fed espera que a inflação seja moderada, apesar dos dados atuais do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice de Preços ao Produtor (PPI) acima do esperado. Powell diz que, embora as condições do mercado de trabalho estejam começando a melhorar, ainda há um longo caminho a percorrer antes que um progresso substancial seja feito, e ele acredita que a inflação “aumentou acentuadamente” principalmente devido a fatores temporários e regredirá em alguns meses.
Os rendimentos dos títulos dos EUA caíram em resposta à mensagem dovish de Powell, caindo para 1,295%, enquanto os três principais índices dos EUA terminaram a semana mais baixos, mesmo com a divulgação dos números das vendas no varejo na sexta-feira, que saiu melhor do que o esperado, mas não conseguiu aumentar os estoques . As vendas no varejo aumentaram 0,6% em junho, bem acima das expectativas de queda de 0,4%. Durante a semana, o Dow Jones caiu 0,5%, o S&P caiu 1%, enquanto as ações de tecnologia continuaram a ser afetadas, com o Nasdaq com o pior desempenho caindo 1,8%.
Os metais preciosos permaneceram estáveis durante a semana após recuperar seus ganhos no meio da semana. O ouro começa a nova semana inalterado em torno de $1.813, enquanto a prata quebrou acima de sua baixa recente de $25,50 e parece estar caindo.
O petróleo teve o pior desempenho mais consistente entre as commodities, caindo para uma baixa de US $70 após um duplo golpe com as notícias sobre o aumento da oferta e o aumento dos estoques de petróleo fora dos EUA. Os preços do petróleo começaram a cair na quarta-feira depois que a Reuters informou que a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos chegaram a um acordo para desbloquear o acordo OPEP+ e aumentar o fornecimento global de petróleo, e viram mais ações ao sul depois que os EUA relataram informações significativas sobre o estoque de petróleo. O petróleo está começando a nova semana ainda na defensiva, sendo negociado perto de US $70.
O mercado cambial viu uma ação surpresa do banco central na semana passada, com o Banco de Reserva da Nova Zelândia (RBNZ) deixando a taxa oficial de câmbio inalterada em 0,25% como esperado, mas surpreendentemente anunciando que encerrará seu programa de compra de ativos. Isso fez com que o NZD/USD disparasse acima de $0,70, preparando o terreno para ganhos adicionais do dólar da Nova Zelândia.
O Banco do Canadá também reduziu o estímulo monetário, mas seu ajuste foi menos significativo em relação ao RBNZ. Eles reduziram as compras de títulos pela segunda vez consecutiva em US $1 bilhão por semana, o que era mais do que a previsão do consenso de uma redução geral de US $1 bilhão. No entanto, ao contrário do dólar da Nova Zelândia, o dólar canadense se enfraqueceu em vez de se fortalecer devido à liquidação do preço do petróleo.
Nesta semana, o Banco Central Europeu (BCE) será o próximo banco central a se reunir, na quinta-feira, dia 22 de julho. Embora nenhuma mudança de política seja esperada, os investidores estão atentos à reunião durante a qual uma volatilidade mais alta do que o normal pode ser vista ao negociar pares com o EUR.
Volume de negociação de criptoativos caiu 40% desde maio
Os volumes de negociação de criptomoedas caíram significativamente em junho, de acordo com os dados. Os volumes negociados caíram pelo menos 40% no comparativo mensal, e as operações à vista e derivativos sofreram devido à repressão à negociação e mineração na China, entre outros fatores. A volatilidade resultante parece ter feito com que muitos traders perdessem o interesse. O volume de pesquisa do Google em BTC e outros criptoativos também caíram drasticamente, com o volume de pesquisa em vários tópicos relacionados à criptomoedas no ponto mais baixo do ano.
Enquanto o mercado busca um catalisador, rumores de que grandes empresas compraram BTC começaram a circular na semana passada. Talvez evocado pelo boato para incitar algum buzz positivo no preço do BTC, no início da semana passada ouvi o boato de que a Apple havia comprado $2,5 bilhões de BTC e no meio da semana a meta havia sido trocada para a Microsoft após a Apple não fez nenhum anúncio sobre o assunto. Desnecessário dizer que a Microsoft também não mencionou nada. Os rumores nem mesmo conseguiram causar uma flutuação no preço do BTC, já que a maioria dos traders não acreditou.
Aumenta o valor das transações de rede ETH
No entanto, apesar da queda de preço e da falta de interesse geral, o valor das transações na blockchain ETH continuou a aumentar, com o valor das transações registradas na rede ETH aumentando 65% no segundo trimestre em relação a primeira metade de 2021, e aumentou 1.400% em relação a apenas um ano atrás. Isso mostra que o uso da blockchain ETH se recuperou significativamente e está ganhando força em velocidade máxima, o que pode eventualmente ser um fator positivo para seu preço no futuro.
As métricas ETH mostram forte acumulação
Muitas baleias ETH altistas aparentemente poderiam ter alcançado os dados e tomado a iniciativa de adicionar ainda mais ETH ao seu portfólio, aumentando suas posses em mais de 2% em 40 dias. Essas carteiras de ETH agora possuem cerca de 20,58% de toda a oferta total de ativos, aumentando sua participação neste ano de 20,54% no final de março. Posteriormente, essas baleias reduziram suas propriedades pouco antes dos preços começarem a despencar em abril de 2021.
Coincidentemente, essas baleias começaram a acumular ETH novamente em junho e agora adquiriram 20,58%, nível que só foi verificado pela última vez em maio de 2017, quando o preço de ETH começou a subir de menos de US $100 nos estágios iniciais de 2017- Ciclo de alta de 2018, onde ETH finalmente atingiu o pico de US $1.400. Esta nova construção pode ser um sinal do que está por vir?
Além disso, ao longo do mês de julho, o fluxo líquido de entrada e saída de ETH das exchanges foi negativo, o que significa que mais ETH saiu das exchanges do que para dentro, um sinal de acumulação.
A quantidade de ETH mantida nas bolsas também está caindo drasticamente de julho para o mínimo de um ano, sugerindo que o ritmo de remoção de ETH das bolsas se acelerou desde julho.
BTC vê grande fluxo nas bolsas à medida que o fim de semana se aproxima
As métricas de curto prazo para o BTC não parecem otimistas, já que o BTC postou uma de suas maiores entradas de câmbio em um único dia desde 20 de maio. Na noite de quinta-feira, cerca de 4.550 BTC foram movidos para a bolsa Binance, além de uma posição de venda de 18.000 BTC que foi aberta na Bitfinex, enquanto o fim de semana e 18 de julho se aproximavam do dia D do desbloqueio do GBTC.
No entanto, o preço do BTC não caiu abaixo de $31.000, apesar do aumento nas posições de vendas em todas as bolsas. Os compradores começaram a apoiar o preço à medida que o preço do BTC se aproximava de seu nível mais alto de volume na rede novamente. Entre $31.000 e $33.500 é o maior nos grupos de volume da cadeia onde a maior parte do BTC foi realizada. Os touros estão protegendo a baixa de $31.000 para evitar que o preço estoure.
As notícias de criptomoedas nas Américas continuam positivas
Apesar do posicionamento de baixa dos investidores de curto prazo, as notícias para o BTC neste continente continuam sendo positivas.
O órgão regulador de valores mobiliários brasileiro aprova seu primeiro ETF ETH. O fundo, que será listado na bolsa de valores B3 do Brasil, usa serviços de custódia fornecidos pelos gêmeos Gemini of the Winklevoss, com sede nos Estados Unidos.
O PayPal aumentou os limites de criptomoeda para seus clientes nos EUA para $100.000 por semana, sem um limite de compra anual.
A Square delineou planos para construir uma plataforma de desenvolvimento aberta focada na construção da blockchain Bitcoin de serviços DeFi. Isso pode aumentar o uso de BTC.
Enquanto o mercado digere o desbloqueio do Dia D do GBTC, os investidores também devem ficar de olho em outro evento, o talk show The B-Word, sobre por que as instituições devem investir em BTC. O show é organizado e apresentado por Jack Dorsey, com palestrantes convidados como Elon Musk e Cathie Wood. O evento está agendado para 21 de julho. A reação do preço do BTC após este evento será observada de perto para ver se uma recuperação está em andamento ou se uma nova queda é iminente.
Dado que os detentores de longo prazo continuam a se acumular diante de qualquer recessão, enquanto o posicionamento na maioria das bolsas de varejo está no lado curto, uma contração de curto prazo pode ser iminente se o evento de desbloqueio do GBTC não gerar mais pressão de venda no mercado.
No entanto, no decorrer da segunda-feira, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, convocou uma reunião com legisladores dos EUA para discutir os regulamentos relativos às moedas estáveis. Esta reunião pode lançar uma nuvem negra de incerteza enquanto os investidores ponderam sobre o tipo de regulamentação e qual seria seu impacto no mercado de criptomoedas. Dos vários eventos descritos, esta semana se prepara para ser uma semana de tensão para BTC e o amplo mercado de criptoativos. Os touros e os ursos estarão sob pressão enquanto o preço do BTC permanecer indeciso. O BTC tomará uma decisão e definirá uma direção clara esta semana?
Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:
Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.