A empresa de análise Arkham Intelligence destacou que o Butão, um pequeno país do sudeste asiárico, acumula agora mais de 12500 bitcoins, avaliados em mais de US$ 1 bilhão, dada a recente valorização da criptomoeda.
A Arkham destacou que a Druk Holdings, empresa estatal do Butão, vem acumulando bitcoin de forma proeminente nos últimos anos. A estatal está operando uma mineradora de Bitcoin há alguns anos, o que está alavancando o balanço patrimonial do país.
Adoção de governos
O Bitcoin tem crescido de forma exponencial ao longo dos anos. A criptomoeda está se estabelecendo como uma reserva de valor confiável para este século, à medida que vem sendo acumulada por grandes empresas e instituições.
Alguns governos vêm acumulando bitcoin nos últimos anos, como é o caso de El Salvador e do Butão. A Etiópia também está operando uma mineradora de Bitcoin. No entanto, os dados da operação são escassos.
Notavelmente, há um projeto na câmara dos Estados Unidos que propõe a criação de uma reserva de bitcoin estratégica para o governo. O projeto da senadora Lummis propõe a compra de 1 milhão de moedas para o governo, cerca de 5% da oferta da criptomoeda.
Lummis afirmou recentemente que espera que este projeto seja aprovado ainda nos 100 primeiros dias do governo de Donald Trump. O novo presidente dos EUA também declarou apoio ao mercado e propôs a criação de uma reserva estratégica de moedas para o governo.