O senador republicano Ted Cruz propôs uma legislação para bloquear a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos.
Em um comunicado na terça-feira, o legislador do Texas disse que o governo dos EUA “não tem autoridade para estabelecer unilateralmente uma moeda do banco central”. Os CBDCs são uma versão digital da moeda fiduciária de um governo.
Co-apoiado pelos senadores Mike Braun (R-Ind) e Charles E. Grassley (R-Iowa), o senador Cruz argumentou que ter um CBDC nos Estados Unidos, controlado pelo Federal Reserve, prejudicaria as informações financeiras dos cidadãos americanos e abriria caminho para um potencial estado de vigilância.
“Ao contrário das moedas digitais descentralizadas como Bitcoin, os CBDCs são emitidos e apoiados por uma entidade governamental e transacionam em um blockchain centralizado e autorizado”, diz a declaração de Cruz.
“Esse modelo CBDC não apenas centralizaria as informações financeiras dos americanos, deixando-as vulneráveis a ataques”, acrescentou Cruz, “como também poderia ser usado como [uma] ferramenta de vigilância direta nas transações privadas dos americanos”.
A proposta do senador Cruz vem dias depois que o governador da Flórida, Ron DeSantis, propôs uma legislação para banir os CBDCs do estado do sul, alegando que tal tecnologia seria usada para “vigilar e controlar americanos”.
Leia mais: Bitcoin deve atingir US$ 1 milhão neste ciclo de alta, afirma Arthur Hayes