A vitória de Donald Trump foi comemorada como um marco para o Bitcoin e para o mercado de criptomoedas. Notavelmente, Trump conta com um plano para construir uma reserva estratégica de Bitcoin para os cofres do governo.
Os planos de Trump envolvem principalmente a manutenção dos mais de 200 mil bitcoins que os EUA possuem em caixa. No entanto, Trump não mencionou novas aquisições, apesar da expectativa do mercado.
Notavelmente, a senadora Cynthia Lumis conta com um plano concreto para que o governo acumule 1 milhão de bitcoins.
Em uma publicação recente no X, Lumis afirmou:
“VAMOS CONSTRUIR UMA RESERVA ESTRATÉGICA DE BITCOIN”.
Compra de 1 milhão de bitcoins
Em junho deste ano, a senadora do Wyoming propôs que o governo dos EUA realize a aquisição de 1 milhão de bitcoins, que seriam custodiados pelo Tesouro dos Estados Unidos.
O projeto detalha:
“Estabelecer uma rede descentralizada de cofres seguros de Bitcoin operados pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, com requisitos legais que garantam o mais alto nível de segurança física e cibernética para as reservas de Bitcoin da nação”.
“Implementar um programa de compra de 1 milhão de unidades de Bitcoin ao longo de um período determinado para adquirir uma participação total de aproximadamente 5% da oferta total do Bitcoin, espelhando o tamanho e a abrangência das reservas de ouro dos Estados Unidos.”
Notavelmente, este não seria um movimento sem precedentes, visto que outros governos vêm acumulando bitcoin ao longo dos anos, como é o caso de El Salvador.
Além disso, o estado do Wisconsin também realizou uma compra de US$ 163 milhões em bitcoin para um fundo de pensões. Portanto, é possível afirmar que a corrida do Bitcoin por parte das instituições públicas já iniciou.