O investidor de risco e analista Arthur Cheong afirmou recentemente que o setor DeFi (Finanças Descentralizadas) e o mercado de criptomoedas mais amplo estão preparados para alcançar novas máximas.
O analista destacou que o Federal Reserve (FED) –o banco central dos Estados Unidos– iniciou uma redução das taxas de juros. Esta redução, por sua vez, impulssionará mercados de renda variável, incluindo ativos digitais.
“À medida que as taxas de juros globais mudam, ativos de risco como criptomoedas, incluindo DeFi, se tornam mais atraentes para investidores que buscam retornos mais altos.”
“Com o Federal Reserve implementando um corte de taxa de 50 pontos-base em setembro, o cenário está pronto para o que pode ser um período de taxas de juros mais baixas, semelhante ao ambiente que alimentou os mercados de alta de criptomoedas de 2017 e 2020, conforme mostrado no gráfico abaixo.”
Uma redução dos juros dos EUA deve impulsionar também um aumento nas taxas em todo o mundo, dada a alta correlação da economia global. Estas reduções, mesmo que pequenas, devem provocar grandes movimentos no setor, conforme destacou Arthur:
“Embora as taxas de juros possam não cair para os níveis próximos de zero vistos em ciclos passados, o custo de oportunidade reduzido de se envolver com DeFi será reduzido significativamente.”
Mercado de stablecoins
Outro setor destacado pelo analista foi o mercado de stablecoins, que rastreiam o preço de moedas estáveis, como o dólar americano:
“Além disso, prevemos que o novo ciclo de taxas de juros será um grande impulsionador do crescimento das stablecoins, uma vez que reduz significativamente o custo de capital para fundos TradFi em busca de rendimento que estão migrando para DeFi.”
O mercado de stables conta atualmente com uma capitalização superior a US$ 160 bilhões. Somente o Dólar Tether (USDT) conta com um valor de mercado superior a US$ 120 bilhões.
A Tether Limited, responsável pela emissão do USDT, já é uma das maiores compradoras de títulos do governo dos Estados Unidos. Esta métrica destaca a importância crescente das stables para a economia global.
Leia mais: Senador dos EUA propõe nova estrutura para impulsionar stablecoins