Sicred lança primeiro banco ‘sem dinheiro’ do Brasil em meio à digitalização da economia

sicred banco digitalização economia dinheiro

Será lançada nesta segunda-feira (21) a primeira agência bancária ‘sem dinheiro’ do Brasil.

A agência será inaugurada no estado do Paraná, no município de Inácio Martins e é uma iniciativa da Sicred (Sistema de Crédito Cooperativo).

Nela, todas as soluções financeiras, como conta corrente, crédito geral e agrícola, investimentos, seguros, consórcios, cartões de crédito e depósito de cheques, serão realizadas sem movimentar dinheiro em espécie.

A Sicred faz parte de uma movimento de digitalização da economia e do dinheiro que vem oferecendo soluções como cartão de crédito e débito e pagamentos digitais.

Contudo, o movimento se fortaleceu com o advento das criptomoedas, stablecoins e CBDCs.

Segundo o comunicado, todas as operações serão feitas no ambiente online por meio do internet banking e do aplicativo da empresa.

Além disso, todos os associados receberão cartões de crédito Visa ou Mastercard sem anuidade.

Empresas e profissionais autônomos associados terão a máquina de cartões sem mensalidade, diz o comunicado.

Helton Cesar Kolecha, diretor executivo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, declarou:

“Além de estarmos mais próximos dos associados ofertando soluções adequadas ao seu momento financeiro, queremos fechar o ciclo do dinheiro, possibilitando que a população possa receber seu salário/receitas e pagar suas contas pessoais de forma simples, rápida e segura, sem precisar do dinheiro em papel.”

Aqueles que quiserem realizar movimentações financeiras em espécie, terão de se dirigir a agências credenciadas, que contarão com WiFi à disposição para associados e poupadores ou procurar outras cidades.

Um teste do sistema realizado pela instituição em Cafeara (PR) resultou em um convite da ONU para apresentar o case durante um evento realizado em julho em Nova York. O modelo já é usado em cidades da China e Índia, segundo a empresa.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Como posso prever o preço do Bitcoin?
icon junho 14, 2025

Bitcoin vence a inflação, diz Paul Tudor Jones

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza