Durante as últimas semanas, a criptomoeda SOL, token nativo da blockchain Solana, tem se valorizado e está agora entre as dez principais criptomoedas por capitalização de mercado.
A SOL atingiu uma nova alta histórica de preços na segunda-feira, chegando aos US$ 74 por unidade e um ganho de 80% ao longo da semana. Além dos novos aumentos de preços, o ecossistema de Solana cresceu significativamente, com mais de 300 projetos alavancando a rede.
“Solana é um blockchain rápido, seguro e resistente à censura, fornecendo a infraestrutura aberta necessária para adoção global”. – Afirma o projeto, que recentemente patrocinou o Lollapalooza.
Leia mais: Solana valoriza 7% com patrocínio no Lollapalooza
Cerca de 300 projetos estão agora utilizando a blockchain para executar outras redes. A Solana utiliza um sistema de Proof of History, pouco convencional se comparado ao algoritmo de Proof of Work e Proof Stake do Bitcoin e da Cardano.
“Enquanto outros blockchains exigem que os validadores conversem uns com os outros para concordar que o tempo passou, cada validador Solana mantém seu próprio relógio codificando a passagem do tempo em um SHA-256 simples, função de atraso verificável de hashing sequencial (VDF).
Isso difere do padrão atual de infraestrutura de blockchain, que depende de uma produção sequencial de blocos que são impedidos pela espera pela confirmação na rede antes de seguir em frente. O Proof of History apresenta um avanço fundamental na estrutura das redes de blockchain no que diz respeito à velocidade e capacidade. “
O fundador e CEO da Solana, Anatoly Yakovenko, afirmou recentemente acreditar que o projeto tem potencial para alcançar as suas principais concorrentes, Ethereum (ETH) e Cardano (ADA).
A capitalização de mercado da SOL é de aproximadamente US$20 bilhões. O principal par de negociação da SOL é o tether (USDT), capturando 50,3% dos swaps e é seguido pelo dólar norte-americano, comandando 23% das negociações.
A Solana também teve alguns problemas ao longo de sua história. Em dezembro de 2020, a mainnet do protocolo parou de produzir blocos. “Aproximadamente às 13h46 UTC de 4 de dezembro de 2020, o cluster Solana Mainnet Beta parou de produzir blocos no slot 53.180.900, o que impediu que novas transações fossem confirmadas”, detalhou a equipe.
Qual sua opinião sobre o projeto? Deixe na seção de comentários abaixo.
Quer aprender mais sobre economia e finanças? Acesse: Holding Times.
Leia mais: Ex-desenvolvedor da ZCash se torna líder da Bluesky, o Twitter descentralizado