Stablecoins estão sendo salvação para argentinos, destaca Bitwage 

Dólar

Jonathan Chester, CEO da Bitwage, destacou a crescente importância do mercado de stablecoins na economia argentina. O executivo apontou que as stables estão desempenhando um papel fundamental para trabalhadores remotos, que recebem seus salários utilizando a criptomoeda.

Nos últimos anos, a Argentina foi assolada por uma hiperinflação que reduziu massivamente o poder de compra da população. Como consequência, muitos argentinos buscaram meios para dolarizar a renda e o patrimônio.

Uma alternativa para este cenário é trabalhar para empresas de fora, recebendo em dólares americanos. Neste contexto, as stablecoins surgem como um método de pagamento estável e pouco burocrático.

Dados da Bitwage apontam que 70% dos seus clientes recebem salários em stablecoins. Estes pagamentos vêm de empresas de vários países, como Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

O executivo destacou:

“Na Argentina, as stablecoins foram uma salvação, em alguns casos aumentando os salários líquidos em até 50%, já que as bolsas tradicionais não conseguem acompanhar a inflação.”

Mercado de stablecoins

Uma stablecoin é um criptoativo que rastreia o preço de um ativo estável, como o dólar americano. Atualmente, a principal criptomoeda do mercado é o Dólar Tether (USDT), emitido pela Tether Limited.

O USDT conta com um expressivo valor de mercado de US$ 119 bilhões, valor que cresceu de forma exponencial nos últimos anos. 

As stablecoins têm ganhado destaque especial em países emergentes, onde há uma grande demanda por dólares. A facilidade e pouca burocracia para comprar stables tem atraído cada vez mais investidores para o mercado.

Atualmente, a principal rede para negociação de stables é o Ethereum. Dezenas de bilhões de dólares em stables estão registradas no protocolo. 

Leia mais: Mercado Livre expande sua stablecoin para novo país

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu