O Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (Swift) afirmou que está trabalhando ativamente em soluções para permitir a negociação de ativos tokenizados em sua plataforma, que é utilizada por diversos bancos e instituições financeiras.
A tokenização de ativos consiste no registro de ativos ou bens em redes blockchain. Esta tecnologia traz uma série de vantagens para diversos mercados, como maior eficiência, transparência e aumento potencial de liquidez.
Em uma publicação, a instituição afirmou que vem trabalhando nos últimos anos em testes para integração dos ativos digitais:
“Estamos abrindo caminho para soluções do mundo real que permitirão que nossos membros acessem e transacionem com ativos digitais regulamentados e moedas na rede Swift. Isso segue uma série de experimentos inovadores conduzidos com nossa comunidade nos últimos anos, que agora estamos avançando para o próximo estágio.”
A instituição destacou a importância crescente da tokenização de ativos nos mercados financeiros de forma geral:
“Moedas digitais e tokens têm um enorme potencial para moldar a maneira como todos nós pagaremos e investiremos no futuro. Mas esse potencial só pode ser liberado se as diferentes abordagens que estão sendo exploradas tiverem a capacidade de se conectar e trabalhar juntas.”
De fato, diversas análises apontam que a tokenização de ativos deve se tornar um mercado de dezenas de trilhões de dólares nas próximas décadas. Larry Fink, CEO da BlackRock –a maior gestora financeira do mundo–, chegou a afirmar que a tokenização de ativos é o “próximo grande passo” dos mercados financeiros.
Ilhas digitais
O Swift destacou que, apesar do potencial do mercado, os ativos tokenizados carecem de interoperabilidade, uma vez que são negociados em “ilhas digitais”. Por sua vez, a instituição está trabalhando para melhorar este aspecto do setor:
“No entanto, há desafios que devem ser superados antes que ativos e moedas digitais possam realmente escalar em um nível global. Não menos importante é o crescimento em plataformas, tecnologias e ambientes regulatórios divergentes que sustentam a inovação digital. Isso está levando ao surgimento de um ecossistema de ‘ilhas digitais’ fragmentadas que adicionam custos e riscos para os participantes do mercado navegarem.”
Apesar do otimismo da instituição, nenhuma rede blockchain foi mencionada no relatório. Atualmente, o Ethereum é a principal rede para tokenização de ativos financeiros.