Telefônica possui a terceira maior rede de blockchain do mundo

telefonica-blockchain-tecnologia-terceira maior do mundo

A Telefônica afirmou que possui uma das 3 maiores redes de blockchain do mundo, processando cerca de 500 transações por segundo, conforme reportagem do Cointelegraph.

A empresa é uma das maiores empresas de telecomunicação do mundo e administra a Vivo, principal operadora do Brasil.

Segundo o Diretor de Políticas Públicas e Internet da Telefônica e vice-presidente da Alastria, Christoph Steck, a rede é um desenvolvimento interno que controla as rotas de entrega de modem e de outros dispositivos. 

“Cada vez que um dispositivo é fabricado, ele é gravado na blockchain e todas as etapas intermediárias também são registradas na plataforma e segue assim até que seja instalado na casa do cliente”, destaca Christoph. 

A aplicação foi lançada em março de 2019 e desenvolvida no Hyperledger Fabric. A empresa consegue realizar 500 transações por segundo, em comparação, o Bitcoin realiza cerca de 7 transações por segundo. 

“Então, quando coletamos o equipamento para avarias ou desconexões, seguimos o mesmo processo até que os tenhamos em nossos armazéns. Lá, recondicionamos para dar uma segunda vida, que também controlamos com blockchain. Realizamos até 500 transações por segundo e até 800.000 transações ou alterações no estado dos roteadores por dia”, declara o diretor.

Esta rede, que a telefônica opera no Brasil, torna uma das três maiores blockchain em produção do mundo. Segundo Christoph, a aplicação atende 70% da cadeia de suprimentos de roteadores no Brasil, 20% do total da telefônica no mundo. 

“Queremos levá-lo a todas as operações e expandi-lo para os fabricantes. Temos mais de 100 fornecedores de componentes em todo o mundo e fábricas de equipamentos no Brasil e na Ásia (…) Nossa visão é rastrear toda a cadeia de suprimentos com blockchain. O conjunto de equipamentos que instalamos na casa do cliente (acesso à Internet, IPTv e fibra ótica) excede 1000 componentes; queremos rastrear todos desde a origem até o uso. Também queremos incluir o equipamento das redes próprias da Telefônica”, afirma Christoph. 

A Telefônica pretende estudar outras aplicações em suas atividades para a tecnologia blockchain.

O diretor destaca um projeto iniciado em 2018, na Alemanha, onde parte da dívida da empresa é emitida em blockchain. 

Recentemente, a Telefônica anunciou uma parceria com a Associação Local de Parques de Ciência e Tecnologia (APTE) da Espanha, para disponibilizar a tecnologia blockchain para 8.000 empresas. 

 


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza