O Telegram iniciou o final de semana em ritmo de comemoração. Na tarde desta sexta-feira (19), o WhatsApp, Instagram e Facebook apresentaram uma grande instabilidade.
A queda, que causou um grande alvoroço na internet, ainda não foi justificada. Entretanto, por volta das 15 horas (horário de Brasília) as plataformas começaram a voltar à normalidade.
Em um tweet publicado pelo WhatsApp, foi confirmado que o sistema voltou a atividade 45 minutos após a apresentação da queda.
“Obrigado pela paciência, foram longos 45 minutos, mas estamos de volta!”, afirmou a plataforma.
As reclamações dispararam
O site Downdetector, que faz o registro de relatos de falhas em serviços online de todo o mundo, recebeu quase 60 mil reclamações referentes ao WhatsApp. Os relatos começaram às 14 horas (horário de Brasília), mas não vieram só do Brasil. Várias regiões, como Europa e América do Norte, também sofreram com a queda.
Portanto, sem o WhatsApp à disposição, os usuários correram para o Twitter. Alguns relatos de instabilidade na plataforma também foram vistos, mas nada tão permanente quanto o WhatsApp. Assim, além de reclamar, muitos tiraram onda da situação.
Além disso, até mesmo a ex-bbb Lumena fez humor com a situação:
Vale destacar que tanto o WhatsApp quanto o Instagram pertencem ao Facebook. Portanto, é provável que tenha acontecido algum problema nos sistemas de Mark Zuckerberg.
Telegram tira onda da situação
Por fim, é claro que o Telegram não podia deixar de se expressar neste momento. A plataforma, que é uma das maiores rivais do WhatsApp, foi ao Twitter tirar onda da instabilidade.
Mas não foi apenas o Telegram que ficou feliz com a situação. O aplicativo de mensagens criptografadas queridinho de Elon Musk, o Signal, comemorou os novos registros que chegaram devido à queda do WhatsApp.
“Chuva de novos cadastros no Signal; sejam todos bem-vindos!”, twittou, por fim, a página oficial da plataforma.
Enfim, você também foi pego de surpresa?