O governo da Nigéria solicitou que a Tether congele 4 endereços contendo US$ 37 milhões em USDT. A Comissão de Crimes Econômicos e Financeiros (EFCC) alega que as criptomoedas estão relacionada com lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Os 4 endereços incluem:
- TGVCWYLdeCyjmSpojd4n7hqfJp2ucwuGAx — 960 USDT
- bclqd6803rg24sgh4pjaprvh47apvgmleps9zagdt — 90 USDT
- TB37WWozkkenGVYWD7Do2N5WT2CedqDktJ — 37.061.869,3 USDT
- TUpHuDkiCCmwaTZBHZvQdwWzGNm5t8J2b9 — 443.512,37 USDT
O Juiz Emeka Nwite, do Tribunal Federal Superior de Abuja, detalhou:
“Que uma ordem deste honorável tribunal seja emitida congelando os endereços/contas de carteiras indicados no cronograma abaixo, carteiras essas que são de propriedade de indivíduos atualmente sendo investigados por crimes de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, aguardando a conclusão da investigação.”
Há suspeitas de que o congelamento esteja relacionado com os protestos #EndBadGovernance que estão ocorrendo no país. Os protestos foram motivados pela elevação no custo de vida e pedem pelo fim da má gestão governamental no país africano.
O bloqueio demonstra o nível de centralização de stablecoins como o USDT. Diferente de criptomoedas descentralizadas, o USDT pode ser facilmente bloqueado pela Tether Limited a pedido de governos.