Tether reforça políticas de KYC e AML em carta para governo dos EUA

A Tether Limited, empresa por trás da maior stablecoin do mercado, divulgou as duas cartas que enviou ao Comitê de Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos do Senado dos EUA e ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

As cartas são endereçadas especificamente à senadora pró-Bitcoin Cynthia Lummis e ao deputado French Hill.

O principal objetivo das cartas de Tether é abordar questões levantadas tanto por Lummis quanto por Hill em relação ao suposto uso de stablecoins em atividades ilícitas, como financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro.

Na primeira carta, a empresa destacou suas políticas KYC (Conheça Seu Cliente) e AML (Anti Lavagem de Dinheiro):

“O IRS conduziu um exame do Título 31 do nosso programa KYC em nome do FinCEN. A Tether também contratou um importante escritório de advocacia em Washington DC para conduzir uma revisão independente de nosso programa KYC/AML, BSA e On-Boarding para garantir que eles atendam aos mais altos padrões.”

A Tether acrescentou que está “totalmente comprometida com a luta contra o financiamento do terrorismo, com o cumprimento da Lei de Sigilo Bancário e com as Leis de Sanções dos EUA, e com o cumprimento dos mais altos níveis de devida diligência do cliente e rigorosa triagem de transações”.

A carta também descreveu a política recentemente implementada pela Tether que permite congelar carteiras e ativos supostamente vinculados a atividades ilegais.

A segunda carta afirma:

“O papel ativo da Tether na assistência às agências de aplicação da lei inclui parcerias com o Departamento de Justiça dos EUA, o Serviço Secreto dos EUA e esforços contínuos para colaborar com o Federal Bureau of Investigation. Esta colaboração visa combater atividades ilegais e ajudar na recuperação de fundos.”

O recentemente nomeado CEO, Paolo Ardoino, disse que a sua empresa está grata pela possibilidade de abordar estas questões com o governo dos EUA. Ele acrescentou que a Tether pretende ser um “parceiro de classe mundial” das autoridades dos EUA, à medida que “continuam a ajudar a aplicação da lei e a expandir a hegemonia do dólar globalmente”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon dezembro 24, 2024

Brasileiros trocaram investimentos tradicionais por criptos, diz ANBIMA

Escrito por Thiago Barboza
Craig Wright
icon dezembro 20, 2024

Craig Wright sentenciado a 12 meses de prisão por alegações falsas sobre Satoshi

Escrito por Ebo Victor
Fundador da HEX procurado pela Interpol
icon dezembro 23, 2024

Fundador da HEX procurado pela Interpol

Escrito por Thiago Barboza