A Tether retira o papel comercial de suas reservas. Este movimento em suas reservas acontece de acordo com o compromisso assumido pela empresa emissora da stablecoin.
A maior stablecoin em capitalização de mercado realizou o anúncio nesta quinta-feira (13) em seu blog. No mesmo artigo, a empresa informou que esses investimentos darão espaço a títulos do Tesouro dos EUA.
“Hoje, a Tether anunciou que eliminou o papel comercial de suas reservas, substituindo esses investimentos por US Treasury Bills (T-Bills).”
Em síntese, o papel comercial é uma dívida de curto prazo sem garantia, que é emitida por uma empresa.
Primeiramente, a Tether comunicou, em junho deste ano, que reduziria gradualmente suas participações em papéis comerciais. Nesse ínterim, a empresa diminuiu gradativamente suas reservas no decorrer do ano.
A Tether emite a criptomoeda mais negociada do mundo, o USDT, que já recebeu críticas dos reguladores pela sua falta de transparência. Ou seja, já possui um histórico de não ser claro o suficiente a composição das reservas que apoiam seu token.
No entanto, a empresa disse que a medida de hoje ajudará a resolver essa preocupação.
“A redução de papéis comerciais a zero demonstra o compromisso da Tether em apoiar seus tokens com as reservas mais seguras do mercado.”
Ademais, além da publicação no blog da Tether, nesta quinta-feira, a companhia colocou a informação em seu Twitter.
“URGENTE: A Tether tem o orgulho de anunciar que eliminamos completamente o papel comercial de nossas reservas. Isso é uma evidência de nosso compromisso de apoiar nossos tokens com as reservas mais seguras e líquidas do mercado (1/3).”
Essa comunicação busca dispersar as desconfianças do mercado de criptomoedas junto às suspeitas de falta de liquidez, ou de a stablecoin possuir uma reserva muito volátil.
Tether e a falta de transparência
O USDT esta em várias blockchains diferentes. Contudo, por ser a criptomoeda mais negociada do mercado, é considerada por muitos a espinha dorsal da criptoeconomia.
Ainda assim, no início deste ano, circularam rumores de que uma parte do portfólio de papéis comerciais da Tether era “85% respaldada por papéis comerciais chineses ou asiáticos e sendo negociada com um desconto de 30%”.
Todavia a Tether negou essa alegação, informando que os rumores correram como forma de “induzir mais pânico, a fim de gerar lucros adicionais de um mercado já estressado”.
Por fim, em seu anúncio no blog, a empresa busca dirimir as suspeitas sobre suas movimentações.
“Este anúncio faz parte dos esforços contínuos da Tether para aumentar a transparência, com a proteção do investidor no centro da gestão das reservas da Tether.”
“A Tether liderou o setor em transparência, liberando atestados a cada três meses, revisando constantemente a composição de suas reservas.”
LEIA MAIS: Projeto de lei do Cazaquistão obriga mineradores de Bitcoin a manter renda no país