Token de exchange descentralizada (DEX) na rede do Bitcoin (BTC) dispara 158%

A AlexGo (ALEX), uma nova exchange descentralizada (DEX) na rede do Bitcoin (BTC), está ganhando destaque no mercado de criptomoedas. A DEX tem como foco os tokens BRC-20 e deve ser lançada na próxima semana, segundo as informações disponibilizadas no perfil do projeto no Twitter.

Para ilustrar o interesse no token da DEX, ele saiu de US$0,0595 em 6 de maio para uma nova alta histórica de US$0,154 em apenas seis dias, ou seja, um aumento de 158%.

A AlexGo fez sua estreia no mercado em setembro de 2022 e está em busca de outros projetos criptos construídos no blockchain do Bitcoin para preencher um formulário de listagem de tokens e fazer parte da DEX.

Além disso, a exchange anunciou o lançamento da ALEXBridge, que conecta a DEX à BNB Smart Chain, a blockchain da Binance. De acordo com Chiente Hsu, cofundador da AlexGo, o projeto será a primeira plataforma descentralizada para ativos digitais baseados em Bitcoin no mercado.

Hsu ainda declarou que a AlexGo se diferencia de DEX, pois utiliza uma tecnologia avançada que permite velocidades ultrarrápidas, segurança robusta e integração perfeita com todos os ativos Layer 1 do BTC.

Congestionamentos na rede do Bitcoin

Embora a chegada de mais projetos na rede do Bitcoin esteja atraindo mais interesse para a criptomoeda primária, é preciso ressaltar que esses movimentos não são os fundamentos do BTC e podem atrapalhar o crescimento da criptomoeda naquilo que ela se propõe a ser. Um grande exemplo disso são os Ordinals.

Lançado em janeiro de 2023, o Bitcoin Ordinals é uma forma de criar tokens não fungíveis (NFTs) utilizando a invenção de Satoshi Nakamoto, fixando dados para satoshis na blockchain do BTC. Esse feito foi possível graças ao fork Taproot que permite a inscrição de NFTs em forma de vídeos, imagens, textos ou códigos.

No entanto, existem desafios a serem superados, como a moderação de conteúdo e a melhoria da experiência do usuário. Alguns investidores debatem sobre o objetivo final do Bitcoin e se opõem ao seu uso não-financeiro, argumentando que isso pode congestionar a rede e aumentar as taxas de transação, o que tem fundamento.

A quantidade de inscrições Ordinals na rede do Bitcoin registrou um aumento significativo, saindo de 2,5 milhões para 4,78 milhões. No entanto, as taxas de transação da criptomoeda subiram para o terceiro nível mais alto da história, ficando atrás apenas de 2017 e 2021.

Além disso, a maior utilização dos Ordinals tem gerado congestionamento na rede do Bitcoin. Isso foi responsável por mais de 400.000 transações de BTC ficarem paralisadas no final de semana passado, e a Binance precisou suspender os saques da criptomoeda duas vezes.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza