Os hackers do CoinStats movimentaram 311 ETH, avaliados em cerca de US$ 1 milhão, para o mixer de criptomoedas Tornado Cash. O movimento foi observado em publicação da Certik através da análise on-chain.
O Tornado Cash é um serviço de mixagem de moedas nativo da rede Ethereum. Em 2022, o mixer entrou para a lista de ferramentas proibidas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Desde então, desenvolvedores do projeto de código aberto foram presos, como foi o caso de Alexey Pertsev, condenado a mais de 5 anos de prisão.
Notavelmente, o serviço de anonimização de moedas segue funcionando, visto que é mantido de forma descentralizada na rede Ethereum. Devido a natureza do projeto, ele não pode ser efetivamente parado pelas autoridades como um serviço centralizado.
Estas prisões em torno do serviço de mixagem abrem um perigoso precedente para o mercado, uma vez que os desenvolvedores não lavaram dinheiro efetivamente, apenas criaram uma ferramenta livre e aberta que pode ser utilizada para diferentes finalidades.
Através do serviço, é possível anonimizar a origem das moedas. Devido a transparência de redes como Bitcoin e Ethereum, o uso de mixers é importante para os usuários que desejam obter maior privacidade ou anonimato.