Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, fez recentemente uma transação de bitcoin em público em um bar em Manhattan. Trump visitou o PubKey, um bar que possui temática de criptomoedas, e realizou a compra de hambúrgueres.
Nos vídeos, Trump aparece realizando uma transação com ajuda do seu assistente através do seu smartphone. Após isso, Trump discursou em Long Island, como parte da sua campanha presidencial.
Thomas Pacchia, dono do PubKey, comentou sobre o ocorrido:
“Esta foi uma das transações de Bitcoin mais importantes de todos os tempos. O presidente Trump veio ao PubKey para se conectar com a comunidade Bitcoin — para mostrar seu apoio à comunidade Bitcoin. Estamos muito felizes por ele estar aqui.”
Trump e o Bitcoin
Donald Trump tem declarado apoio aberto ao mercado de criptomoedas nos últimos meses. O ex-presidente chegou até mesmo a participar da conferência Bitcoin 2024 em Nashville, onde fez um extenso discurso sobre a importância do mercado.
Na ocasião, Trump prometeu criar uma reserva estratégia de bitcoin para o governo, começando com as moedas que já estão sob posse das instituições dos EUA:
“Então, como parte final do meu plano, hoje eu anuncio que se eu for eleito, isso será a política da minha administração, que os EUA manterão 100% dos bitcoins que possuem atualmente, ou venham a obter no futuro… manteremos 100% deles. Isso será o núcleo da estratégia nacional de estoque de Bitcoin.”
“Se as criptomoedas definirão o futuro, eu quero que elas sejam produzidas nos EUA, não serão feitas em nenhum outro lugar. O Bitcoin irá para a lua. Quero que a América seja a nação que liderará o caminho.”
Trump também destacou que o bitcoin pode ser utilizado como ferramenta para minimizar a dívida de US$ 35 trilhões do governo:
“Quem sabe, talvez nós paguemos nossos $35 trilhões, entreguemos a eles um pequeno cheque de cripto, certo? Nós entregaremos a eles um pequeno Bitcoin e limparemos nossos $35 trilhões.”
Trump segue empatado na corrida eleitoral com Kamala Harris. Segundo estatísticas do Polymarket, Kamala Harris possui 52% de chance de ser eleita.
Leia mais: Bernstein: Bitcoin deve disparar para R$ 500 mil, caso Trump vença a eleição