Para o Ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, a Europa deveria considerar emitir sua própria “moeda digital pública” para competir com a Libra, a stablecoin do Facebook.
De acordo com a Reuters, durante uma reunião de ministros de finanças da União Europeia (UE) em Helsinque, Le Maire voltou expressar a repórteres sua preocupação a respeito da criptomoeda do Facebook.
Segundo o Ministro das Finanças, o ativo pode apresentar riscos para os consumidores, para a estabilidade financeira e até para a soberania dos estados europeus”.
Ele disse também que no próximo mês discutirá a possibilidade de uma moeda digital pública europeia com seus colegas no continente.
“Precisamos intensificar nosso pensamento sobre uma moeda digital do banco central”, afirmou.
Além disso, para Le Maire, o bloco europeu precisa repensar sua abordagem a respeito da regulação das criptomoedas no nível da União Europeia.
O ministro afirmou que o debate sobre regular as moedas digitais como valores mobiliários, serviços de pagamento ou moedas deve ser resolvido através da criação de uma estrutura robusta e universal.
Ele voltou a dizer que o Facebook deve ser impedido de lançar sua criptomoeda na UE já que “com as informações publicamente disponíveis sobre a libra, atualmente não é possível dizer quais regras exatas da UE se aplicariam”, devido à incerteza jurídica.