A VanEck confirmou que planeja doar 5% dos lucros obtidos com seu ETF de Bitcoin nos Estados Unidos para o desenvolvimento do protocolo. A proposta, que deve se estender por 10 anos, está condicionada à aprovação do ETF, que precisa receber autorização da SEC.
A instituição declarou em publicação no X (Twitter), que possui uma visão de longo prazo em seu projetos envolvendo a rede Bitcoin:
“Não somos turistas do Bitcoin na VanEck. Estamos nisso a longo prazo. É por isso que fizemos uma doação inicial de US$ 10 mil e assinamos um compromisso de doar 5% de nossos lucros do Bitcoin ETF (se aprovado) para apoiar os desenvolvedores do Bitcoin Core
@bitcoinbrink por pelo menos 10 anos. Sua dedicação incansável à descentralização e à inovação é a pedra angular do ecossistema Bitcoin, e estamos aqui para apoiá-la – mais detalhes em breve.”
A decisão da empresa foi apoiada por parte dos entusiastas, enquanto outras demonstraram ceticismo sobre a decisão. Alguns nomes apontaram que a empresa poderia ter interesse em direcionar o desenvolvimento do Bitcoin, sendo esta não apenas uma ação filantrópica.
Toby Cunningham, co-apresentador do CryptoTips, afirmou:
“NÃO há queijo grátis em uma ratoeira. Pagar aos desenvolvedores para influenciar a direção do Bitcoin. Boa tentativa, Van Eck. Estou neste espaço há mais tempo do que vocês já ouviram falar de Bitcoin. Você não está me enganando.”
De fato, a centralização no desenvolvimento do Bitcoin é uma crítica recorrente à rede. Gavin Andresen, que recebeu diretamente as chaves do código do Bitcoin no Github de Satoshi Nakamoto, afirma que o atual Bitcoin é uma rede capturada, e que não é o mesmo projeto que ele se envolveu há mais de uma década.