Luan Onofre, apresentador do TubaCast, fez recentemente uma entrevista com Marcello Paz, especialista em criptomoedas. Na ocasião, o apresentador compartilhou um áudio do pianista Vinheteiro pedindo ajuda para recuperar sua carteira de bitcoins.
Em publicações nas redes sociais, Vinheteiro afirmou que havia perdido cerca de 4 bitcoins. As chaves das moedas teriam ido parar em um suposto Sebo na praça da Sé.
O músico afirmou na época:
“Como eu faço pra recuperar a senha da minha carteira de BTC sem as chaves? Alguém poderia ser gentil e me ajudar com isso?”
Leia mais: Lord Vinheteiro perde 4 bitcoins e pede ajuda
Vinheteiro hospitalizado
Naturalmente, muitas pessoas questionaram se as falas de Vinheteiro eram apenas uma brincadeira. No entanto, o músico aparece em um áudio pedindo ajuda de Luan Onofre, apresentador do podcast.
Vinheteiro disse:
“Você não conhece alguém pra resgatar minha senha aí, cara. Eu não quero tomar mais este prejuízo. Eu já tomei 180 mil na OI.”
Comentando sobre o caso, Marcello Paz destacou que, caso seja verdade, a perda dos bitcoins é irreversível. No entanto, pode haver um backup na hardware wallet, caso este tenha sido o método de armazenamento escolhido por Vinheteiro:
“Tá no hospital, hospitalizado por causa da perda 2 milhões aí né, quatro bitcoins, dois milhões. É bom, vamos supor que seja verdade tá. Eu vou partir do princípio que é verdade essa história do jeito que ele escreveu lá no Twitter, que foi onde ele publicou essa história“, disse Marcelo.
“Vinheteiro se você tiver ouvindo essa, é assim que funciona: enquanto você tiver o seu pin… Mas você deve saber isso, já devem ter te explicado. Enquanto você tiver o pin você consegue conectar na carteira. Você não precisa do backup nesse momento, só se o dispositivo parar de funcionar“.
Sendo real ou não, este episódio destaca a importância de realizar corretamente a custódia de Bitcoin e de outras criptomoedas. A perda ou roubo das chaves pode ser irreversível. Portanto, é necessário ter cuidado.