A WisdomTree, uma das maiores gestoras financeiras do mundo, anunciou o lançamento do WisdomTree Connect, uma plataforma para tokenização de ativos financeiros. Notavelmente, o projeto é baseado na rede Ethereum.
A tokenização de ativos consiste no registro de bens e ativos financeiros em redes blockchain. A tokenização traz uma série de vantagens para os mercados, que incluem maior transparência, segurança e potencial maior liquidez.
O anúncio detalha:
“Estamos entusiasmados em anunciar o lançamento do WisdomTree Connect. Com o interesse crescente em ativos tokenizados do mundo real, o WisdomTree Connect abre oportunidades adicionais de business-to-business (B2B) e business-to-business-to-consumer (B2B2C) para que o WisdomTree forneça acesso a fundos digitais para empresas on-chain sem sair do ecossistema”.
Atualmente, a WisdromTree já é uma das 10 maiores maiores emissoras de ativos tokenizados do mundo. A companhia já conta com US$ 12,2 milhões em ativos tokenizados em blockchain.
Potencial da tokenização de ativos
A tokenização de ativos financeiros tem crescido de forma proeminente nos últimos anos. Se as stablecoins forem consideradas ativos tokenizados, o setor já ultrapassa os US$ 160 bilhões em capitalização.
Potencialmente, trilhões em ativos financeiros podem ser registrados em redes blockchains nos próximos anos. Entre os ativos que podem ser negociados em blockchain estão ações, commodities, moedas de governo e títulos de forma geral.
Larry Fink, CEO da BlackRock, afirmou que a tokenização de ativos é o próximo grande passo dos mercados financeiros. De fato, a tokenização tem o potencial de mudar a forma como os mercados são operados, fornecendo maior transparência e outras vantagens para o setor.
Atualmente, o Ethereum é a principal rede para tokenização de ativos. A blockchain conta com dezenas de bilhões em stables e ativos financeiros variados registrados no protocolo.
Leia mais: Google Cloud lança serviço de Blockchain RPC para desenvolvedores de DApps na rede Ethereum