De acordo com os dados da Reuters, a XP, empresa de gestão de investimentos, realizou uma colaboração com a Nasdaq.
A parceria surgiu com o intuito de apresentar ao mundo dos investimentos uma plataforma de negociação de criptomoedas.
Chamado de XTAGE, o novo serviço deve ser lançado até o final de junho de 2022.
Inicialmente, os ativos que serão negociados na plataforma totalmente integrada ao ecossistema da XP são bitcoin e Ethereum.
No entanto, a XP planeja expandir sua oferta para incluir tipos adicionais de ativos, à medida que as tendências do mercado e o apetite dos investidores continuam evoluindo.
Segundo o CFO da XP, Bruno Constantino, os 3,5 milhões de clientes da maior corretora do Brasil terão acesso direto ao XTAGE pelo aplicativo da empresa.
A ideia é que posteriormente o serviço seja repassado para investidores externos.
“A tecnologia de infraestrutura robusta e flexível da Nasdaq, projetada para atender às demandas do mercado, bem como às estruturas regulatórias atuais e futuras, permitirá que a XP dimensione sua plataforma de forma confiável e introduza novas classes de ativos à medida que cresce e evolui”, disse Roland Chai, vice-presidente executivo da Nasdaq.
Mas e a correção do mercado? Como isso afeta o lançamento da XP?
Constantino apontou que o andamento atual do mercado é irrelevante para o lançamento da corretora.
“O momento do lançamento está atrelado ao desenvolvimento de uma plataforma com segurança, escalabilidade e velocidade para o cliente”.
Comentando ainda o assunto está Lucas Rabechini, Diretor de Produtos Financeiros da XP.
Rabechini apontou que, apesar da queda atual, o nicho blockchain tem potencial para crescer. Sendo assim, a corretora está com foco nos próximos cinco a dez anos.
LEIA MAIS: Stablecoins algorítmicas não são stablecoins