Yuan ultrapassa dólar americano no comércio transfronteiriço na China

Dólar - EUA st

O yuan chinês ultrapassou o dólar americano em pagamentos transfronteiriços na China pela primeira vez na história, de acordo com o gigante bancário Goldman Sachs.

A participação do yuan nos acordos transfronteiriços ultrapassou o dólar e atingiu uma alta histórica em março, disse o Goldman, citando dados da Administração Estatal de Câmbio da China (SAFE).

O grande aumento foi preenchido principalmente por estrangeiros negociando ativos em renminbi, de acordo com o banco.

O Goldman afirmou que a China ganhou participação de mercado e fez progressos significativos no funcionamento como meio de troca nos mercados globais. No entanto, o yuan ainda não está realmente competindo com o dólar de várias maneiras.

“Mas o progresso parece lento em outros aspectos. Enquanto a China está se tornando cada vez mais importante nos mercados globais de bens, serviços e financeiros, a segunda maior economia do mundo ainda possui controles de capital e o renminbi não é totalmente negociável, o que pode limitar seu progresso quando se trata de ser uma ‘reserva de valor’ e ‘unidade de conta’.

O dólar americano ainda é a moeda dominante nos pagamentos internacionais, respondendo por 43% em maio, segundo a SWIFT. Cerca de 32% dos pagamentos internacionais foram em euros, 7% em libras esterlinas e 3,2% em ienes japoneses.”

A pesquisa do banco sugere que os pagamentos vinculados a investimentos de portfólio, como o mercado doméstico de ações e títulos da China, ajudaram a impulsionar o uso do yuan.

O comércio baseado em Yuan está começando a crescer em Hong Kong, que o banco chama de “centro offshore para o renminbi”.

“Em se tratando de reserva de valor, a moeda chinesa ainda é pouco utilizada. Nos mercados de títulos internacionais, os títulos de dívida denominados em renminbi estavam apenas em torno de 0,7%, de acordo com dados do Bank for International Settlements, em comparação com 0,4% há 10 anos, escreve Wei. As reservas denominadas na moeda chinesa representavam cerca de 3% das reservas mundiais, valor superior ao 1% de 2016, mas ainda baixo em níveis absolutos.

Ao mesmo tempo, uma ampla gama de ativos denominados em renminbi está disponível em Hong Kong, o centro offshore do renminbi, para investidores globais: isso inclui títulos, fundos de investimento, produtos vinculados a commodities, ETFs, fundos de investimento imobiliário, ações, e produtos de seguros”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin Core 30.0: o salto do OP_RETURN!

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza