Anatoly Yakovenko, cofundador do Solana Labs, compartilhou o status de uma grande atualização de desempenho projetada para evitar o congestionamento da rede blockchain Solana (SOL).
Esta nova atualização inclui três cargas de trabalho definidas para otimizar os processos de transação.
QUIC, processamento de transações ponderadas por participação e o que mais?
Como os desenvolvedores de Solana lançaram a base de código testnet v1.10.15 no GitHub, Anatoly Yakovenko foi ao Twitter para compartilhar os detalhes do progresso de sua atualização em andamento.
Primeiro, com esta atualização, os participantes da rede Solana (SOL) podem usar a chamada “Conexão rápida com a Internet UDP”, ou QUIC, em vez do “Protocolo de datagrama do usuário” (UDP).
O QUIC oferece comunicação assíncrona, o que resulta em latência reduzida.
No entanto, o Sr. Yakovenko tem certeza de que ainda há um potencial de “10x” para melhorias de latência.
Quanto aos processos de transação ponderados por stakes, o criador do Solana compartilha que apenas a implementação “rudimentar” deste módulo está ativa, mas ainda pode aumentar a largura de banda da rede.
Essa oportunidade impede que os bots enviem transações de spam para a rede. Anteriormente, todas as transações eram aprovadas por ordem de chegada.
A atualização de Solana começa nesta semana, mas lançamento será “lento”
Por último, mas não menos importante, o mecanismo de priorização de taxas finalmente está ativo.
No entanto, a rede precisa de tempo para garantir que essa melhoria não leve ao aumento das taxas para todos os participantes, acrescentou Yakovenko.
Todas as atualizações agora estão disponíveis na testnet. O lançamento da mainnet beta começará esta semana e será “lento”, afirmou o cofundador da Solana.
Na próxima versão, v. 1.11, o protocolo QUIC será o padrão, enquanto outras melhorias serão “otimizadas”.
Por fim, vale destacar que no mês passado a rede Solana (SOL) entrou em colapso várias vezes. Por isso, a atualização atual é uma ação da equipe que decidiu reconsiderar os mecanismos de verificação de transações.
Leia mais: De acordo com documento, League of Legends poderá ter NFT e blockchain própria