Ícone do site Criptonizando

Novas tecnologias podem ameaçar segurança das carteiras de Bitcoin

5 plataformas para vender e comprar NFT, confira

Atualmente, ataques bem-sucedidos para descobrir senhas de carteiras com Bitcoin e outras criptomoedas são quase nulos. Estatisticamente, tentar códigos e sequências diversas na tentativa de acertar a combinação que guarda ativos digitais é tarefa praticamente impossível.

Por outro lado, a constante evolução tecnológica pode mudar isto em um futuro próximo. Com o surgimento de computadores quânticos, a velocidade no processamento de informações e execução de tarefas, o que envolve adivinhação de senhas para carteiras de criptomoedas, pode vir a ser possível.

Como computadores quânticos podem afetar carteiras de ativos digitais

De forma geral, a chance de acertar a senha de uma carteira com Bitcoin e criptomoedas e de uma em 115 quattuorvigintilhão, um número com 78 dígitos. Por si só esse fato torna um ataque baseado em adivinhação virtualmente impossível. Por outro lado, os computadores quânticos são máquinas capazes de fazer cálculos e processar dados baseados em probabilidades.

Isto significa que, em comparação a computadores e tecnologias comuns, essas máquinas tem uma capacidade de processamento de dados praticamente infinita. Isto tem trazido um certo nervosismo para o criptomercado e detentores de carteiras de ativos. Afinal de contas, quando o grande público tiver acesso a essas máquinas, ataques desse tipo podem ser recorrentes.

O que dizem os especialistas

Enquanto companhias como Google e IBM estão investindo pesadamente no desenvolvimento de computadores quânticos, nomes influentes do criptomercado não veem um perigo imediato nessa questão. Um deles é o co-fundador da Ethereum, Vitalik Buterin. Em 2019 ele escreveu um tweet afirmando que embora essas máquinas tenham grande poder de processamento, ainda estão muito longe de uma adoção em larga escala.

Andersen Cheng, CEO da Post-Quantum que traz soluções contra ameaças virtuais diversas também falou sobre o assunto. De acordo com ele, a perspectiva de um computador quântico comercialmente viável está de 10 a 20 anos de distância. Mas isto não significa que uma máquina desse tipo estará totalmente preparada para ataques de grande magnitude durante esse tempo.

Mas então, o que o futuro reserva?

Um dos maiores perigos para as carteiras com ativos digitais é o fato de computadores quânticos poderem substituir suas senhas sem ter que descobri-las. Para Cheng, esse é o pior cenário possível, embora afirme que se isso acontecer o usuário poderá notar movimentações em sua conta. A partir daí, restará apenas direcionar seus ativos para outro local seguro.

Seja como for, esse é um cenário ainda distante, e por isso difícil de prever se isso acontecerá de fato. Até lá será possível avaliar soluções e tecnologias diversas que possam dar conta dessa ameaça. Além disto, o fascinante mundo dos computadores quânticos ainda é muito novo e não se sabe ao certo todas as suas potencialidades e limitações.

Assim sendo, para além dos riscos ao criptomercado, os computadores quânticos também tem levantado questões sobre demais problemas que podem trazer. Por isto, a recomendação dos especialistas em tecnologia é ficar de olho no que pode acontecer em relação a esse tipo de evolução tecnológica nos próximos anos.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile