Ícone do site Criptonizando

O Império Romano, a inflação e o colapso civilizatório. Estamos no mesmo caminho?

Império Romano - Inflação, bitcoin

O Império Romano, o maior estado da história da humanidade, cujo elevado nível de riqueza só foi alcançado novamente no século XVIII, foi acometido por um colapso civilizatório secular que a destruiu. E a causa para isso foram duas: inflação e intervencionismo.

Naturalmente, outras explicações para este evento também são válidas, como a invasão por povos bárbaros, mas acontece que estas foram não a causa em si mas a consequências de eventos anteriores.

Afinal, como um império tão rico e poderoso poderia ter sido destruído por povos bárbaros se já não tivesse entrado em processo de decadência muito antes disso? Vale ainda ressaltar que os bárbaros lutaram ao lado do império romano em diversos momentos como mercenários.

Mas foi justamente quando a moeda romana se deteriorou e as práticas de intervenção econômica começaram que se iniciou o processo de colapso civilizatório, que costuma ocorrer de tempos em tempos na história.

Mas afinal, como Roma desvalorizou sua moeda?

Na época de Roma não existam ainda as moedas fiduciárias, e não era possível simplesmente imprimir dinheiro como é feito hoje. Desta forma, o império começou a diminuir a pureza da liga metálica das suas moedas.

E do lado do intervencionismo, os preços foram tabelados para impedir aumentos. Naturalmente, a curva da demanda foi afetada pelo aumento da oferta de dinheiro na economia.

Qualquer semelhança com o Brasil anterior a 1994 não é mera coincidência.

A falta de comida nas cidades levou a uma migração em massa das pessoas de volta ao campo, fazendo com que as cidades romanas começassem a entrar em colapso. Este cenário criou a base para a era medieval em sua organização básica, as villas.

O estado romano, na sua ânsia por mais poder e dinheiro, conseguiu destruir o maior império da história da humanidade, que só foi superado em riqueza 14 séculos após a sua queda.

Estamos a caminho disso?

Há pelo menos 1 século as moedas fiduciárias e o atual sistema financeiro legado estão em colapso, indo de um sistema ruim para outro pior década após década. 

Quanto tempo esse sistema conseguirá sobreviver é difícil de saber, mas é fácil perceber que ele está definitivamente colapsando.

Desvalorização das moedas fiduciárias em relação ao ouro.

Felizmente, hoje possuímos uma alternativa confiável, o bitcoin. 1 bitcoin será sempre igual a 1 bitcoin, dentre 21 milhões de bitcoins, e ninguém pode mudar isso.

Leia mais: Ebook Bitcoin para investidores – Ciclos de mercado, análise gráfica e métricas on-chain

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile