Ícone do site Criptonizando

O mecanismo de staking da Cardano (ADA) e a vantagem sobre o Ethereum (ETH)

A Cardano (ADA) é uma criptomoeda que possui o modelo de consenso proof of stake (PoS) e essa forma de ganhar renda passiva com a altcoin está chamando a atenção. Para exemplificar, ela se tornou a segunda maior rede PoS da indústria blockchain, ficando atrás apenas do Ethereum (ETH). 

Além disso, a Cardano tem uma taxa de participação em staking mais alta, de 71,86%, em comparação com a principal altcoin do mercado, que tem uma taxa de 14,31%. Segundo os dados do Pools.pm, mais de 34 bilhões de ADA foram deixados em staking em mais de 3 mil pools. Um dos motivos que pode ter influenciado nesse crescimento da criptomoeda é o seu modelo de staking diferenciado.

Staking da Cardano 

O mecanismo de staking da Cardano é baseado na teoria dos jogos e oferece vantagens significativas em relação a outros sistemas. Primeiro, o stake da ADA é líquido e não bloqueia os tokens de um usuário por qualquer período. 

Em segundo lugar, a delegação da cripto não dá ao operador do pool de staking a posse da Cardano, pois a custódia da ADA delegada está sempre sob o controle da chave privada do proprietário.

O fundador da Cardano, Charles Hoskinson, comentou sobre o mecanismo de staking do Ethereum essa semana, pois a Securities and Exchange Commission (SEC) dos Estados Unidos está de olho nessa modalidade do mercado cripto. Inclusive, multou a exchange de criptomoedas Kraken em US$30 milhões e a fez encerrar seu serviço de staking. 

Hoskinson acredita que a impossibilidade dos investidores de retirarem Ethereum bloqueado em contratos inteligentes torna o serviço de renda passiva da criptomoeda parecido com um produto que deve ser regulamentado. Assim, ele classifica o staking da altcoin líder do mercado como algo problemático.

Além disso, o empresário apontou que um “mal-entendido fundamental sobre os fatos reais de operação e design” pode fazer com que a SEC categorize todos os produtos de staking como um só, independentemente de suas diferenças. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile