Ícone do site Criptonizando

O ponto de vista do Dr. Yasam Ayavefe – como a falta de demanda causou um choque na economia global durante a pandemia de Covid-19

Em nosso artigo anterior, fizemos uma introdução sobre como o Covid-19 afetou as economias em todo o mundo. Neste artigo, discutiremos como essa mudança econômica surgiu e quais países foram afetados. É visível o efeito direto entre a queda da demanda e o impacto que se teve na economia mundial.

Ao distinguir entre as operações de importação e exportação de cada país, investigou-se o impacto do choque de quarentena em abril de 2020 no comércio internacional. Os resultados sugerem que o declínio nas operações de importação alemãs (-31%) se correlaciona com o declínio nas operações de exportação da França (-28%). Ou seja, contribuirá proporcionalmente para a parte de mercado da França com base no produto nas importações alemãs.

Dado o seu grau de abertura e o nível da balança comercial, a Alemanha é o país mais afetado pela queda na demanda que atende, especialmente por produtos e equipamentos de transporte. De acordo com nossos cálculos baseados em dados, o comércio mundial caiu 25% no segundo mês da Covid-19. A segunda questão está relacionada ao ajuste do consumo intermediário após o choque de demanda. Esse efeito não está diretamente ligado às mudanças quase como dos problemas decorrentes da estrutura da cadeia de suprimentos.

Portanto, mesmo que um país não exporte bens e serviços, fica em estado de cálculo. Por esse motivo, assumimos que a variação da demanda intermediária não tem efeito.

Dr. Yasam Ayavefe

Qual diminuição no comércio foi causada em um mês?

De acordo com avaliações, as medidas de contenção e distanciamento social implementadas em abril tiveram um impacto de -19% no valor agregado global. Porém os setores não foram afetados da mesma forma. A maior queda setorial foi observada na área de hospedagem-refeições, com queda de 47% no valor agregado global.

O declínio nas acomodações e refeições foi resultado das medidas de distanciamento social que impedem as pessoas de se reunirem. Também é causado por barreiras às viagens, especialmente entre países.

Mesmo em países com economia desenvolvida, o fechamento de negócios não essenciais reduziu o valor agregado do comércio em 43%. Portanto, setores relacionados a esse campo também sofreram. Por exemplo, a fabricação de equipamentos de transporte caiu 35%, o transporte e armazenamento, 28%.

Dificuldades em manter a produção e a continuidade da cadeia de suprimento enfraqueceram as atividades no setor de construção (43%) e na indústria de transformação (-30%). Ao contrário de muitos grupos ocupacionais, alguns setores de serviços mantiveram relativamente suas atividades durante todo o período da Covid-19. Em especial as atividades imobiliárias (-8% de valor agregado).

Os negócios relacionados à produção de alimentos sofreram ligeiras quedas na demanda final, mas resistiram relativamente à crise. Se olharmos para os números; o valor agregado na agricultura caiu 9% e das indústrias agroalimentar 7%.

Estes setores, que se encontram numa posição estável, estão insatisfeitos com a diminuição da procura dos setores de turismo e eventos.

As perdas de empregos não ocorreram de maneira uniforme geograficamente durante a pandemia. Dependendo de vários fatores, como as dificuldades econômicas por área geográfica, a rigidez da restrição e a especialização setorial.

As regiões mais afetadas pelas medidas de prevenção da Covid estão na Europa, Espanha, Itália e França estão entre os países mais afetados, com o valor agregado caindo mais de 30%.


Como a Covid-19 Afetou a Oferta e  Demanda

Estados Unidos e Alemanha, que estão no topo das economias desenvolvidas, sofreram um menor declínio econômico do que outros países, pois foram tomadas medidas de contenção menos restritivas. Os Estados Unidos caíram 22%, enquanto a Alemanha enfrentou um declínio de 24%. Os Estados Unidos limitam o impacto do choque com seu relativo fechamento comercial. Embora a Alemanha tenha superado essa situação de forma leve, o país ainda sofre com a queda da demanda externa.

A China foi o ponto de partida da pandemia, além de ser o país menos afetado pelas medidas de distanciamento social em abril de 2020. O país conseguiu limitar a perda de atividade a 16% tomando as medidas de contenção mais rigorosas possíveis. Por fim, os países que não foram diretamente afetados pela epidemia (incluindo a maioria dos países emergentes) sofreram muito com a continuidade das medidas em abril pelo canal de comércio internacional. Além disso, o Japão, um país relativamente fechado, também limitou a perda de atividade. Cada região geográfica está exposta de forma diferente ao resto do mundo devido à sua posição na cadeia produtiva global ou participação no mercado de exportação. De acordo com sua posição geopolítica, a contribuição de cada região para a diminuição do valor agregado global é diferente.

Saiba mais sobre o Dr. Ayavefe e seu trabalho aqui:

https://yasamayavefe.com/

https://milayacapital.com/

Green Climate World Token

Sair da versão mobile