Ícone do site Criptonizando

O que os governos não percebem que vai acontecer com o Bitcoin

“Bitcoin não se enquadra nas definições de dinheiro”, diz Membro do Conselho BCE

A notícia de que El Salvador está adotando o Bitcoin como moeda legal gerou diversas reações pelo mundo. 

Embora os apoiadores do Bitcoin continuem a elogiar esse movimento, vários reguladores e órgãos reguladores têm criticado duramente as criptomoedas. Muitos estão classificando-as como não confiáveis ​​e até perigosas.

O exemplo mais recente disso é a recusa do Banco Mundial em ajudar El Salvador com a adoção do Bitcoin devido a “deficiências ambientais e de transparência”.

Este foi um dos assuntos abordados por Anthony Pompliano em seu podcast  com Erik Voorhees, o fundador e CEO da ShapeShift. De acordo com o executivo,

“Os governos estão de três a seis anos atrasados ​​em relação ao setor. Eles não percebem o que realmente vai acontecer, que é que o Bitcoin emergindo como a melhor forma de dinheiro e vencendo a concorrência em todo o mundo ”.

As críticas ao Bitcoin

No início deste mês, a senadora Elizabeth Warren fez severas críticas contra o uso de criptomoedas, citando questões ambientais e de segurança. 

Em seguida, o Fundo Monetário Internacional levantou as questões macroeconômicas, financeiras e jurídicas associadas à adoção do Bitcoin por El Salvador.

Adicionando à sua discussão sobre as reações adversas dos reguladores, Voorhees expressou sua esperança. Ele aposta que logo os reguladores irão ver que a tecnologia descentralizada está mais perto de alcançar “transparência, dinheiro honesto, falta de fraude e sistemas abertos”. Ele adicionou:

“Eles deveriam ser muito encorajados por muitos desses aplicativos descentralizados. O que eles terão que aceitar é que não serão capazes de controlar o dinheiro no grau que faziam antes e não serão capazes de ter essa rede de vigilância abrangente sobre as decisões financeiras privadas das pessoas ”.

Pompliano também mencionou o DeFi e a adoção do Bitcoin por bancos e outras instituições financeiras. A isso, Voorhees respondeu:

“Não há como qualquer instituição financeira ter alguma concepção do que está por vir. Esse negócio do DeFi é tão poderoso para as ferramentas financeiras quanto o Bitcoin era para o dinheiro. ”

Um relatório recente baseado em uma pesquisa com os diretores financeiros de 100 fundos de hedge global discutiu o interesse crescente dos fundos de hedge convencionais em ativos digitais

De acordo com o relatório, “A esmagadora maioria (98%) espera que seu fundo de hedge seja investido em criptomoedas em cinco anos.”

Portanto, parece que, apesar da resistência regulatória em muitas partes do mundo, a hora das criptomoedas certamente chegou.

LEIA MAIS: ‘Ninguém quer saber do Brasil’, afirma ex-presidente da CVM ao falar do medo dos investidores estrangeiros

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile