Ícone do site Criptonizando

O que são as baleias de Bitcoin e como pensar como uma

baleia-bitcoin-criptomoedas-o que é-como pensar como

No mercado financeiro, o termo ‘baleia’ é usado como uma metáfora para se referir à donos de enormes quantias – neste caso, de Bitcoin – que quando se movimentam, causam grande impacto no mercado.

Os ‘peixes pequenos’, que seriam detentores de menores quantias, são muitas vezes prejudicados pelas estratégias usadas pelas baleias para movimentar o mercado em benefício próprio. Para evitar o prejuízo, é preciso entender como pensam essas entidades, veja a seguir.

Com centenas de milhares de bitcoins sob seu poder, as baleias de bitcoin podem manipular o mercado como bem entenderem, mas o objetivo, no fim, é o mesmo que o de qualquer outro investidor: gerar lucros.

Esses grandes investidores, em sua maioria instituições, injetam estrategicamente grandes valores no mercado através de exchanges, ao longo de horas, dias ou semanas, influenciando diretamente o preço do Bitcoin.

Se você acompanha o mercado de criptomoedas, provavelmente já leu por aí que alguma baleia ‘derrubou o mercado’.

Nessa prática, chamada de ‘dump’, as baleias despejam seus Bitcoins no mercado, derrubando o preço do ativo só para comprar novamente mais tarde, por um preço menor – lucrando potencialmente milhões de dólares no processo.

Isso porque investidores iniciantes normalmente se assustam com a queda no preço e vendem seus Bitcoins no mercado de baixa, ajudando na estratégia das baleias.

Tal atitude é apreciada também pelos traders mais experientes, que entendem o comportamento das baleias e usam isso a seu favor.

Por outro lado, quando o mercado começa a valorizar novamente – o que é outra estratégia – , mais investidores são atraídos pelo potencial de lucro, e, se não estudarem o funcionamento das coisas, comprarão no mercado de alta, correndo o risco de sofrer grande prejuízo.

Como se pode ver, é um ciclo no qual as baleias ganham de todo jeito, e investidores desavisados sofrem com o prejuízo. Portanto, antes de qualquer decisão, a palavra de ordem é cautela. É preciso olhar ao redor e entender as cartas na mesa antes de dar o próximo passo no jogo.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile