Ícone do site Criptonizando

ONU utiliza blockchain Stellar para enviar stablecoins para ucranianos

ONU pede aos países em desenvolvimento que restrinjam a adoção das criptomoedas

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), uma agência da ONU criada para ajudar e proteger refugiados, está lançando uma solução blockchain para distribuir dinheiro aos ucranianos afetados pela invasão russa.

O programa está sendo testado primeiro em Kyiv, Lviv e Vinnytsia, as três cidades ucranianas para onde muitas pessoas fugiram depois que suas casas foram destruídas por ataques de mísseis russos ou buscavam abrigo para suas famílias.

Para participar, os usuários precisam fazer o download do Vibrant, uma carteira digital móvel sem custódia baseada na rede Stellar que fornece um local seguro para guardar e transportar fundos em USDC, uma popular stablecoin indexada ao dólar.

Os destinatários podem optar por converter o USDC recebido em dólares americanos, euros ou moeda local e sacar seus fundos em centenas de milhares de locais da MoneyGram em todo o mundo.

O piloto está em colaboração com o Centro Internacional de Computação das Nações Unidas (UNICC), que atua como provedor de soluções técnicas, e alavancará o Stellar Aid Assist, um produto baseado na Stellar que permite aos usuários enviar dinheiro instantaneamente e com segurança no blockchain.

“Para os ucranianos em fuga, e principalmente para aqueles cujos bancos são inacessíveis, este projeto piloto de assistência humanitária usando uma carteira digital servirá como uma possível tábua de salvação para a sobrevivência. 

O projeto em si é um exemplo vívido de como o blockchain tem o potencial de transformar e revolucionar a forma como os fundos humanitários são alocados”, disse o vice-ministro de Transformação Digital da Ucrânia, Oleksandr Bornyakov.

As distribuições de dinheiro estão ajudando as pessoas afetadas pela guerra a cobrir necessidades básicas como acomodação, alimentação, assistência médica e aquecimento durante o inverno, com o ACNUR confirmando a elegibilidade e distribuindo assistência.

De acordo com a CEO da Stellar Development Foundation, Denelle Dixon, dessa forma, os recursos chegam às mãos de quem precisa “de forma rápida, transparente e sem a necessidade de contas bancárias ou cartões de crédito ou débito”.

No ano passado, a Stellar Development Foundation (SDF) também anunciou que o blockchain Stellar será usado para pilotar uma versão digital do hryvnia, a moeda nacional da Ucrânia.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile