Ícone do site Criptonizando

Operação 404 realiza buscas no metaverso e tira 266 sites do ar no Brasil

metaverso-brasil-informações

A chamada Operação 404, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como objetivo realizar buscas no ambiente online e interceptar criminosos, finalizou a quarta fase da operação na última terça-feira (21), desta vez focada no metaverso.

A operação se iniciou em 2019 quando, em novembro, a mesma foi deflagrada em 12 estados e conseguiu cumprir 30 mandados de busca e apreensão. Na ocasião, 210 sites foram bloqueados. 

Em 2020, a operação se deu em 10 estados e cumpriu 25 mandados de busca e apreensão. Nesse, mais de 252 sites da internet foram retirados do ar. A terceira fase, em 2021, ocorreu em 8 estados e bloqueou 334 sites da internet.

Operação 404 no metaverso

A quarta fase da Operação 404 é a primeira do país a realizar buscas dentro do metaverso. 

O ambiente tem se tornado cada vez mais popular, principalmente com a chegada da Meta (ex-Facebook) no setor.

Não se tem informações de como essas buscas foram feitas, mas o resultado é que quatro canais de conteúdos foram desativados e cerca de 90 vídeos da internet removidos.

Esta fase da operação também incluiu alvos de pirataria audiovisual e canais que transmitiam streaming de música. 

No total, mais de 461 aplicativos de streaming de músicas foram desativados, um recorde.

A luta contra a pirataria é constante e, segundo o Coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Seopi, Alessandro Barreto, os criminosos anunciavam eventos pelas redes sociais e realizavam transmissões ilegais.

Ele ainda apontou: “Estamos nos especializando cada vez mais para coibir essas práticas e identificar os novos crimes”.

A polícia civil de 11 estados brasileiros e autoridades do Reino Unido e EUA auxiliaram na operação

30 mandados de busca, em 11 estados, foram expedidos no Brasil. A ação ainda resultou na remoção de 266 sites e mais 15 perfis de redes sociais que tinham relação com crimes de pirataria.

Embaixadas do Brasil apoiaram a operação, que cumpre 59 mandados de busca e apreensão no exterior. Destes, 53 são do Reino Unido e mais 6 nos EUA. As autoridades locais destes países também cooperaram com a ação.

Até a tarde desta última terça-feira (21), 3 pessoas haviam sido presas em São Paulo, enquanto 2 em Minas Gerais e 1 em Goiás. 

Computadores, HDs, telefones celulares e estruturas de servidor foram apreendidos no processo.

Vale destacar que, segundo o Secretário de Operação Integradas Adjunto, Bráulio de Melo, o prejuízo relacionado a pirataria em nosso país é de bilhões de reais ao ano.

LEIA MAIS: Ao invadirem apartamento, criminosos obrigam vítima a transferir Bitcoin para Binance

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile