Ícone do site Criptonizando

OS EFEITOS DAS CRIPTOMOEDAS NA ECONOMIA – POR DR YASAM AYAVEFE

Nos últimos anos temos assistido a um desenvolvimento contínuo e crescente das chamadas criptomoedas, ou, como o nome sugere, moedas digitais “ocultas”, que só podem ser encontradas através de um processo de criptografia que inclui o uso de algoritmos matemáticos complexos. Eles são armazenados em seus locais digitais chamados de “carteiras”.

O que é criptomoeda?

Criptomoeda é dinheiro digital, normalmente descentralizado, projetado para uso na internet. Na década seguinte ao seu lançamento, as criptomoedas cresceram como alternativas digitais ao dinheiro emitido pelo governo. Geralmente, as pessoas “compram e vendem” suas moedas na Binance, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas.

As criptomoedas que hoje podem ser “extraídas” da web são muitas e seu número continua aumentando exponencialmente. Ultimamente, também se fala muito da Libra, uma nova moeda virtual ligada ao gigante americano do Facebook liderado por Mark Zuckerberg, destinada a mudar ainda mais a relevância da economia das criptomoedas.

Hoje a moeda virtual mais difundida e conhecida é certamente o Bitcoin. Nascida em 2009, ao longo dos anos vem ganhando cada vez mais espaço e importância em todos os setores que fazem parte do mundo da Internet. Seu valor também aumentou ao longo do tempo, chegando a atingir o valor recorde de US$ 20.000 para Bitcoin em 2017. Com essa criptomoeda, agora é possível comprar qualquer coisa, fazer investimentos, jogar na bolsa e, infelizmente, usá-la para adquirir produtos ilegalmente e serviços de qualquer tipo no que é chamado de Dark web.

Impacto econômico das criptomoedas

Se quisermos falar sobre o impacto das criptomoedas na economia, podemos dizer que, embora os volumes de transações e os valores de mercado das criptomoedas estejam aumentando, não podemos dizer que elas tenham muito efeito nas políticas monetárias, pois seu uso é ainda em níveis muito baixos. Para que as criptomoedas atinjam o volume que afetará os mercados financeiros, elas devem ser um substituto da moeda oficial. No entanto, um país já adotou a criptomoeda como sua forma de moeda. El Salvador é o primeiro país a permitir o uso de criptomoeda como item de transação. As pessoas em El Salvador podem comprar qualquer coisa usando Bitcoin. Mas outros países não poderiam legislar um regulamento sobre criptomoedas, eles são neutros porque o uso de criptomoedas varia de estado para estado.

As criptomoedas tornaram-se preferidas na hora de fazer investimentos financeiros, para garantir que as transações possam ser feitas sem a necessidade de acionistas ou intermediários emissores de valores mobiliários, instituições de compensação, instituições intermediárias ou instituições custodiantes nos mercados financeiros por meio de criptomoedas. Os ativos financeiros adquiridos com criptomoeda não podem ser comprados de instituições tradicionais usando dinheiro oficial. Também é diferente de investir em criptomoedas. O fato de as criptomoedas serem tributadas é realmente uma coisa boa porque você pode investir em criptomoedas com segurança sob a garantia do governo e fazer um investimento financeiro.

Vemos a relação entre criptomoeda e economia em muitos setores, embora o impacto seja pequeno. Por exemplo, a educação é uma área onde o uso potencial da tecnologia de criptomoeda está aumentando rapidamente.

Recentemente, algumas universidades em Chipre, Suíça, EUA e Alemanha aceitam criptomoedas como taxas educacionais em seus sites, e algumas instituições de ensino online recebem pagamento via Bitcoin. As empresas de viagens também permitem o uso desse dinheiro, e a capacidade de comprar passagens aéreas, reservas de hotéis, aluguel de carros e cruzeiros com esse dinheiro acelera a disseminação desse sistema.

O setor imobiliário e habitacional é outra área onde as criptomoedas estão sendo mais usadas. Com o aumento do número de empresas que aceitam pagamentos com criptomoedas, pensa-se que os investimentos nesta área irão aumentar.

O varejo também é um dos setores importantes que mostram interesse na tecnologia de criptomoedas. O primeiro exemplo nesse sentido começou com o site Overstock.com, que presta serviços na área de móveis, aceitando Bitcoin. Depois disso, muitos portais de vendas no varejo, incluindo grandes varejistas como Crate and Barrel, Nordstrom e Whole Foods, também oferecem a oportunidade de comprar com criptomoeda.

Por fim, a criptomoeda criou novas possibilidades para editores e desenvolvedores de jogos. Alguns jogos online já começaram a negociar criptomoedas, e um dos melhores exemplos dessa prática é o Project Big ORB, um jogo que permite que você, como jogador, converta seu dinheiro do jogo em outros ativos, incluindo criptomoedas, e depois troque por dinheiro real

Embora a história das criptomoedas ainda esteja em sua infância, o impacto econômico do Bitcoin e de outras moedas não pode ser ignorado. Em poucos anos, uma alternativa bem-sucedida ao sistema financeiro mundial foi criada. Ainda não sabemos se esses estímulos externos podem fazer bem ou mal a todo o sistema financeiro e se podem afetar o delicado equilíbrio que existe entre as várias potências mundiais. Uma coisa é certa, parar a expansão das criptomoedas é atualmente impensável. Por outro lado, sua regulamentação e uso cada vez mais difundido são mais prováveis, começando com cidadãos individuais até governos em todo o mundo.

Yasam Ayavefe

Sair da versão mobile