Ícone do site Criptonizando

Os EUA precisam abraçar as vantagens das criptomoedas, aponta ex-presidente da SEC

Os EUA precisam abraçar as vantagens das criptomoedas

O ex-presidente da SEC, Jay Clayton, desafiou o governo dos EUA a dar o primeiro passo sobre a regulamentação das criptomoedas no país, apesar de, neste momento, reconhecer que a atitude parece ser improvável para as partes envolvidas.

Clayton afirmou que as criptomoedas são capazes de oferecer diversos benefícios ao sistema financeiro e, por isso, o governo deveria abraçá-las. 

Inclusive, ele destaca que essa decisão deve ser tomada antes de promulgar qualquer regulamentação.

As informações foram publicadas no Wall Street Journal na última quinta-feira (25), através de um artigo de opinião. 

No mesmo artigo, o ex-presidente da SEC ainda cita os benefícios que o governo pode aproveitar, como a capacidade de fazer pagamentos rápidos.

“Para avançar, os Estados Unidos precisam, primeiro, abraçar as eficiências proporcionadas pela tokenização de serviços tão bem compreendidos como pagamentos e custódia de ativos em formato digital.”

“O grupo de trabalho presidencial, liderado pelo Tesouro, deve seguir em frente com as regras da stablecoin, identificando as características que fazem de uma stablecoin um meio de pagamento, semelhante à transferência de dinheiro, e não uma security ou uma commodity,” comenta Jay Clayton.

A regulamentação gera preocupações

O ex-presidente afirma que, a comunidade cripto sente um grande receio em uma regulamentação no país, pois consideram que ela pode resultar em perdas para os investidores ou em oportunidades perdidas.

Entretanto, a SEC tem recebido muitas críticas por conta da inibição do desenvolvimento do setor cripto. 

Inclusive, uma das principais delas está relacionada à repressão do mercado, apesar da falta de regulamentos claros para o setor.

Assim, para Clayton, uma vez que o regulador descobrir as diretrizes para bens simbólicos, o governo “deve ir atrás daqueles que estão desafiando suas leis.”

Um mercado em crescimento que os EUA deve aproveitar

De acordo com o ex-presidente da SEC, a controvérsia em relação à regulamentação de ativos como o bitcoin (BTC) tem total relação ao crescimento global do mercado cripto.

Assim, o mesmo observou e frisou que os Estados Unidos não têm qualquer requisito disponível sobre licenciamento, divulgações obrigatórias e regras de comércio em todo o mercado.

Entretanto, vale relembrar que, em uma entrevista anterior ao Wall Street Journal, o atual presidente da SEC, Gary Gensler, afirmou que as leis do órgão ainda se aplicam às novas tecnologias, como as criptomoedas.

LEIA MAIS: Ação coletiva acusa Coinbase de expor contas de clientes a hackers

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile