Ícone do site Criptonizando

Os Melhores Projetos NFT para ficar de olho em 2023 – Nossas Melhores Escolhas

Enquanto a comunidade cripto está aguardando para ver quanto esse bear market dura, não há dúvidas de que a indústria cripto esteja cheia de potencial. Do DeFi ao GameFi, o espaço tem muitos aplicativos que provavelmente mudarão a forma como as coisas funcionam na próxima década.

Um exemplo são os Tokens Não Fungíveis (NFTs), que abriram novas oportunidades para criadores monetizarem seus trabalhos na forma de colecionáveis digitais, obras de arte, música, e mais. Eles também oferecem aos compradores a garantia de estarem comprando um produto genuíno com proveniência verificável, ao mesmo tempo que permitem que as propriedades sejam rastreadas seguramente sem qualquer risco de duplicações ou fraudes.

Com isso em mente, aprender sobre os melhores projetos NFT é vital para identificar os investimentos mais astutos, e aqui está nossa lista das melhores oportunidades de 2023.

Metacade – Uma rara oportunidade de ganhos.

O Metacade é um ambicioso projeto novo que busca utilizar tecnologia blockchain para criar o maior arcade virtual play-to-earn (P2E) do metaverso. Ele será um hub para que jogadores se conectem a outros entusiastas do jogo, ganhem dinheiro ao jogar títulos P2E, e contribuam com a revolução dos jogos da Web3.

Junto com a experiência central de jogo P2E, usuários também podem ganhar renda passiva de diversas formas, como sendo recompensados por contribuir e interagir com a comunidade (por exemplo escrevendo avaliações de jogos ou participando de conversas ao vivo).

O projeto é sustentado por seu token de governança e de utilidade (utility token), o MCADE, que é utilizado em toda plataforma.  O token também pode ser investido em stake para dar a seus titulares uma renda passiva enquanto beneficiando a comunidade, com recompensas em staking pagas em stablecoins para evitar que o supply em circulação aumente — apenas uma de muitas decisões tomadas para beneficiar os titulares de tokens.

O programa Metagrants é um dos destaques do Metacade. Desenvolvedores de jogos podem lançar seus projetos para a comunidade do Metacade, e titulares de MCADE votam para determinar quais projetos recebem financiamento. Isso dá aos titulares de MCADE um bom controle nas prioridades de quais jogos serão integrados, e começa em Q3 de 2023, com o lançamento de seu primeiro título em Q1 de 2024.

Embora o Metacade ainda não tenha revelado o papel de NFTs em seu projeto explicitamente, a ambição do projeto em ser o maior arcade do metaverso significa que investidores esperam que existam muitas integrações NFT conforme o projeto se desenvolve. Como resultado, o grande potencial GameFi do Metacade significa que muitos investidores experientes vêem o Metacade como um candidato de estágio precoce para ser um dos melhores projetos NFT, o que poderia produzir retornos astronômicos.

A fase de pre-sale do Metacade tem sido incrivelmente bem-sucedida por enquanto; ela arrecadou mais de $1 milhão em apenas suas primeiras 3 semanas. Com o preço do MCADE tentando a subir dramaticamente em 2023 conforme a adoção do projeto começa a realmente decolar, O Metacade é um investimento de dar água na boca para aqueles que buscam exposição NFT e além.

>>> Você pode participar da pre-sale do Metacade aqui <<<

ApeCoin – Uma nova abordagem associada ao BAYC

O ApeCoin é a criptomoeda nativa do ecossistema Bored Ape Yacht Club (BAYC), uma rede em crescimento de NFTs e projetos similares. Lançado em março de 2022 o APE tem um vasto leque de usos, incluindo governança descentralizada, ação como uma moeda compartilhada dentro do ecossistema para compras, jogos, e acesso a eventos exclusivos.

O token APE também abastece a DAO (uma organização autônoma descentralizada) do APE, que habilita titulares de APE a votarem em decisões de protocolos dentro do ecossistema, e ele pode ser integrado em projetos de terceiros como jogos ou novas coleções NFT para incentivar a adoção e se beneficiar de seus efeitos e fama na rede.

A Fundação APE fornece liderança durante os estágios iniciais do projeto ao preencher e lidar com processos DAO que ainda não estão prontos para ir online ou para a chain. Com seu sucesso crescente desde 2021 e apoio do Yuga Labs — que desenvolveu o BAYC e adquiriu os direitos das coleções NFT populares CryptoPunks e Meebits — O ApeCoin é certamente um grande nome na categoria NFT.

Saber se o Apecoin é um bom investimento é complicado, porém. Ainda não é claro se coleções NFT como o BAYC conseguirão manter seus valores, e se eles caírem significativamente, isso provavelmente também impactará o preço do APE.  Dito isso, o APE pode continuar a crescer se for capaz de enfrentar o difícil desafio de crescer a adoção em sua plataforma fora de seu carro-chefe de coleções NFT.

Axie Infinity – Ele vai conseguir recuperar seu impulso?

O Axie Infinity é um metaverso de jogos baseado na blockchain criado por Sky Mavis, onde jogadores podem colecionar e criar animais de estimação chamados de Axies. Os Axies são NFTs, tornando cada animal de estimação um bem digital ímpar com características únicas. O jogo oferece oportunidades play-to-earn, habilitando usuários a ganharem renda do metaverso.

Para participar do jogo, os Axies podem ser comprados no Marketplace do Axie Infinity, sendo que o jogo consiste de quatro funcionalidades primárias: batalha, criação, terra, e o marketplace. No modo de batalha, jogadores usam seus Axies para competir em jogos de cartas baseados em turnos, com cada lado consistindo de 3 Axies. A reprodução permite aos jogadores que criem proles que podem ser vendidas ou colocadas em batalha por uma taxa. A terra natal dos Axies é a Lunacia, que é dividida em 90.601 terrenos, e cada terreno é um NFT que pode ser melhorado com itens comprados no marketplace.

O token do Axie Infinity é o AXS, que foi feito para premiar usuários pela participação, mas outro elemento chave do potencial para aumento de preço é a adoção em andamento da plataforma. Na sequência de uma boa performance em 2021, o crescimento do projeto agora desacelerou, e ainda é um mistério se ele pode atrair novos usuários o suficiente para conseguir guiar o aumento de preços que os titulares esperam.

The Sandbox – Dando a seus usuários a posse de suas criações

O The Sandbox é um metaverso baseado em Ethereum e ecossistema de jogos que habilita usuários a criarem, compartilharem e monetizarem seus próprios bens. Criado pelo Pixowl, ele desafia o mercado tradicional de jogos onde plataformas possuem e controlam o conteúdo gerado pelos usuários, ao permitir que os criadores tenham absoluta posse de suas criações.

The Sandbox consiste em VoxEdit para a criação de objetos 3D (ASSETS) usando o padrão de token ERC-1155, o Sandbox Marketplace para a publicação e venda de ASSETS no InterPlanetary File System (IPFS), e o Sandbox Game Maker para criar jogos 3D.

Transações são alimentadas por tokens SAND e como muitos outros dos melhores projetos NFT, usuários podem gerar rendimentos ao venderem NFTs no Marketplace or criarem jogos com o Game Maker enquanto jogadores podem ganhar recompensas de jogos de outros jogadores ou alugarem seus terrenos de LAND. The Sandbox está tentando ser pioneiro em uma grande mudança nos jogos, onde criadores são recompensados por sua geração de valores para os possuidores da plataforma.

Decentraland – Terrenos NFT completamente descentralizados

O Decentraland é um mundo virtual baseado em Ethereum possuído e governado por seus usuários e tem três tokens nativos: MANA, LAND e ESTATE. Os tokens são usados para acessar atividades como a compra de arte no Crypto Valley Art Gallery, troca com outros usuários em Bartertown, ou aprendizado na Decentraland University. Mana serve como a moeda do Decentraland, enquanto LAND e ESTATE são NFTs representando pequenas porções de terreno digital.

O Decentraland oferece uma experiência única no metaverso onde usuários possuem o valor que criam no mundo virtual e o transferem em bens tangíveis. Através de seu projeto descentralizado, o Decentraland criou um tipo de metaverso novo que permite aos usuários explorar uma variedade de lugares digitais desenvolvidos pela comunidade, de um centro de astrologia a corridas de carro, e até mesmo se tornem senhores de terra digitais.

A estrutura de propriedade e governança do Decentraland é descentralizado através de uma DAO (Organização Autônoma Descentralizada), que requer que os usuários mantenham tokens MANA, LAND ou Estate para serem capazes de votar em propostas de mudança do protocolo, dando valor adicional ao token.

Como o Axie Infinity, o maior problema enfrentado pelo Decentraland é a falta de impulso. Tendo seu pico em 2021, o projeto ainda não foi capaz de restaurar a animação que uma vez estava gerando, e o token MANA viu seu preço despencar como resultado. Se ele puder recuperar usuários e construir interesse novamente, pode valer a pena ficar de olho nele. 

EnjinCoin – NFTs como um serviço

Enjin é uma plataforma de blockchain que permite que seus usuários criem e administrem seus próprios NFTs sem codificação. O Enjin oferece um leque de ferramentas, incluindo o Marketplace Enjin, onde mais de 2,15 bilhões de tokens foram lançados, sendo a maioria NFTs usáveis em mundos de jogos virtuais.

Ao utilizar ferramentas do Enjin para criar bens na blockchain sem codificação, empresas podem desbloquear novas opções promocionais para clientes enquanto desenvolvedores têm acesso à implementação de bens digitais baseados na blockchain em seus projetos com facilidade. O Enjin fornece uma plataforma aberta para qualquer um que busca fazer experimentos com tecnologias novas, o que pode abrir as portas para muitos casos diferentes de uso no futuro.

O grande desafio para o Enjin é a questão de se estabelecer ou não como um local de referência para a criação de NFTs e se o ENJ pode subir muito mais do que ele já conseguiu. Após uma grande queda após os picos de 2021, não é claro quanto demorará para que ele recomece uma trajetória para cima. 

Quant Network – Bem posicionado para empreendimentos NFT

Não se fala muito sobre o Quant Network em comparação a projetos NFT mais famosos, mas o progresso tem sido constante para a startup de Londres. Almejando pagamentos de empresas e CBDCs usando sua plataforma de interoperabilidade Overledger, eles entraram mais recentemente no mundo das NFTs ao lançar o Overledger Tokenize.

Uma das áreas em que NFTs podem ter um benefício significativo é o mundo de investimentos fracionários, e o Quant Network espera ganhar a adoção dos investidores estabelecidos. Caso consigam, isso pode desbloquear um grande mercado, o que o torna sob consideração como um dos melhores projetos NFT, mas já que o projeto mantém tudo sob sigilo, é um investimento arriscado quando comparado a muitos outros.Você pode participar da pre-sale do Metacade aqui.

Sair da versão mobile