Ícone do site Criptonizando

Países do BRICS discutem moeda em comum

Anil Sooklal - Brics

Anil Sooklal - Brics

A primeira reunião do BRICS em 2024, sob a presidência da Rússia, começou na terça-feira em Moscou, com a participação de 10 estados membros pela primeira vez. 

Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco econômico é acompanhado por cinco novas nações: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Egito e Etiópia.

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Mehdi Safari, disse na reunião:

“Nos planos de 2024, espero que estes pilares econômicos e financeiros, especialmente questões bancárias e financeiras, sistemas de pagamentos, moeda digital, moeda comum, câmbios com moedas nacionais, etc., se acelerem e se tornem operacionais.”

Ele também enfatizou a importância de fortalecer o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e o Arranjo Contingente de Reservas (CRA): 

“Enfatizo mais uma vez que nós no Irã temos planos, e implementamos os planos necessários, para uma participação ativa e inovadora no programa deste ano.”

No ano passado, houve relatos de que o bloco econômico BRICS estava planejando criar uma moeda comum. Contudo, na reunião dos líderes do grupo, realizada em Agosto do ano passado, em Joanesburgo, na África do Sul, os países BRICS pressionaram pela utilização de moedas nacionais para reduzir a dependência do dólar americano.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, comentou: 

“Em linha com a decisão dos líderes do BRICS em Joanesburgo, exploraremos maneiras de fazer maior uso de moedas e instrumentos de pagamento nacionais e locais em nossas transações transfronteiriças, a fim de reduzir os efeitos colaterais negativos do atual sistema econômico global.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile