Ícone do site Criptonizando

Países do BRICS vão desenvolver moeda em comum

Fonte: Flickr

Os países do BRICS estão supostamente trabalhando na criação de uma nova forma de moeda com um plano de apresentar seu desenvolvimento na cúpula dos líderes em agosto, disse o vice-presidente da Duma da Rússia, Alexander Babakov.

As nações do BRICS incluem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Vários outros países manifestaram interesse em ingressar no bloco econômico, incluindo Argentina, Irã, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Egito. A África do Sul sediará a próxima cúpula do BRICS em agosto.

Babakov afirmou:

“A transição para liquidações em moedas nacionais é o primeiro passo. O próximo é fornecer a circulação de moeda digital ou qualquer outra forma de moeda fundamentalmente nova no futuro próximo. Acho que no BRICS [cúpula de líderes] vai ser anunciada a prontidão para a realização desse projeto, essas obras estão em andamento.”

Os acordos em moedas nacionais começaram entre as nações do BRICS. Recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente chinês, Xi Jinping, concordaram em adotar o yuan chinês como moeda de liquidação com economias emergentes. 

O governo chinês também assinou um acordo bilateral com o Brasil para facilitar o comércio usando suas moedas nacionais.

Babakov deixou em aberto a possibilidade de uma moeda unificada surgir dentro do BRICS, potencialmente lastreada em ouro e outras commodities, como terras.

No Fórum Empresarial Índia-Rússia na quinta-feira, Babakov enfatizou que a Índia e a Rússia “devem instituir uma nova associação econômica com uma nova moeda compartilhada”, mas observou que a China pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento de uma moeda comum para as três nações.

“Nova Delhi, Pequim e Moscou são as nações que hoje instituem um mundo multipolar que é endossado pela maioria dos governos. A sua composição deverá basear-se na indução de novos laços monetários estabelecidos numa estratégia que não defenda o dólar ou o euro, mas antes forme uma nova moeda competente para beneficiar os nossos objectivos comuns.”

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile