Ícone do site Criptonizando

Países estão buscando por alternativa ao dólar, afirma membro do FMI

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

O diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) da Rússia afirmou que a decisão do Ocidente de bloquear certos países do sistema global de pagamentos está forçando muitas nações a procurar uma moeda substituta.

Aleksei Mozhin disse que o mundo testemunhou como os EUA e seus aliados usaram sanções econômicas e financeiras para penalizar a Rússia por sua guerra na Ucrânia, de acordo com um novo relatório do Sputnik.

Segundo o funcionário do FMI, o uso de sanções como arma está criando uma economia global mais dividida.

“O uso flagrante pelo Ocidente como arma do comércio internacional, das finanças, bem como do dólar e do próprio euro, torna a fragmentação da economia mundial não apenas inevitável, mas também irreversível.”

Em março de 2022, o Ocidente impôs sanções estrangeiras que congelaram cerca de US$ 300 bilhões em reservas russas. As sanções também isolam os bancos russos do SWIFT, um sistema de pagamentos transfronteiriços dominado pelo dólar e pelo euro.

Mozhin diz que o armamento do dólar está levando várias nações a contornar a moeda americana ao fechar negócios internacionais.

“Os próprios americanos criaram uma situação em que a busca por alternativas ao dólar começou inevitavelmente. E agora vemos como está acontecendo. Vemos que iranianos, brasileiros e sauditas já estão migrando para o comércio de yuan não só com a China, mas também com outros países.”

Em maio, surgiram relatos de que a China fechou acordos com dezenas de países para liquidar US$ 582,3 bilhões em transações globais em yuan, em um esforço para contornar o dólar.

No início deste mês, Andrey Kostin, presidente-executivo do segundo maior banco da Rússia, disse que o yuan pode acabar destronando o dólar, já que a China parece estar no caminho de remover suas rígidas restrições cambiais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile