Ícone do site Criptonizando

Países muçulmanos planejam criptomoeda para enfrentar “hegemonia econômica” dos EUA

O presidente do Irã propôs criar uma criptomoeda muçulmana, como um dos vários meios para enfrentar o domínio econômico dos EUA, conforme reportou o Cointelegraph.

A conferência aconteceu na quinta-feira (19), o presidente iraniano, Hassan Rouhani, chamou as nações muçulmanas para fortalecer a cooperação financeira e comercial e reduzir sua dependência do dólar americano.

De acordo com o relatório da Associated Press (AP), Hassan Rouhani sugeriu que o pagamento financeiro islâmico fosse negociado em moedas locais, e a criação de uma criptomoeda muçulmana seria ideal para reduzir a dependência do dólar.

Hassan Rouhani comentou que as sanções econômicas dos EUA são as “principais ferramentas de hegemonia dominante” de outras nações.

“O mundo muçulmano deveria estar planejando medidas para se salvar da dominação do dólar dos Estados Unidos e do regime financeiro americano”, declara Hassan.

A conferência também contou com a presença de líderes dos principais países muçulmanos, incluindo Turquia, Catar e Malásia, enquanto a Arábia Saudita e o Paquistão se retiraram da conferência.

Até o momento, a ideia do presidente teria recebido o apoio apenas da Malásia, o primeiro-ministro do país, Mahathir Mohamad, defendeu a iniciativa. Esta é a primeira vez que o Irã e a Turquia estão considerando a oportunidade de criar uma alternativa ao dólar.

Outros países estão considerando a criação de uma criptomoeda para evitar sanções dos EUA.

No final de setembro, as autoridades da Coréia do Norte anunciaram sua intenção em emitir uma criptomoeda, com especialistas acreditando que a iniciativa visa ajudar o país a contornar as sanções dos EUA.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile