Ícone do site Criptonizando

Para historiador, o bitcoin se comportará cada vez mais como ouro digital

Para historiador o bitcoin se comportará cada vez mais como ouro digital

De acordo com o historiador Dr. Niall Ferguson, o bitcoin se comportará cada vez mais como ouro digital e teremos outra grande corrida de touros (compradores).

No início do mês, Ferguson conversou com a jornalista e apresentadora do podcast, Laura Shin, sobre a história do dinheiro e os fatores de macros que afetam o bitcoin.

Dr. Niall Ferguson passou a carreira estudando e trabalhando na história financeira, é autor do livro “A Ascensão do dinheiro: uma história financeira do mundo” e foi nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo segundo a revista Time.

Para Ferguson, é plausível a ideia de que o bitcoin pode de alguma forma resolver um problema que o ouro não pode.

A flutuação no preço do bitcoin não está relacionado as variações do dólar americano, segundo o Niall Ferguson, está relacionado com as expectativas dos investidores sobre o futuro do bitcoin.

Por conta disso, o historiador acredita que teremos outra grande corrida de touros com bitcoin em algum momento.

“Um termo que devo ao meu amigo Matthew McLennan no First Eagle, gradualmente ao longo do tempo, quanto mais ele sobreviver e mais útil, parece que o bitcoin se comportará menos como uma opção no ouro digital e mais como o ouro digital”, afirma Ferguson.

O bitcoin não se tornará uma forma de meio de pagamento, segundo o historiar, o bitcoin é um tipo peculiar de ouro digital que as pessoas vão querer manter em seus portfólios.

O historiador contou como se envolveu com as criptomoedas e que em 2014 ele tomou a “pior decisão de investimento da sua vida” ao ignorar os conselhos de seu filho adolescente sobre comprar bitcoin.

Em 2014 quando o preço do bitcoin era de US$334 e em outubro de 2017 quando compartilhou sua história, o preço da criptomoeda era de US$15.150.

“Se eu tivesse ouvido meu filho, teria aumentado o valor em dólar do meu investimento em um fator de 45 – ou, se preferir, teria feito um retorno do investimento de 4.436% … A moral da história é clara: quando se trata de tecnologia, preste atenção aos adolescentes”.

Em entrevista para a jornalista Laura Shin, o Dr. Niall Ferguson disse que seu filho o ajudou a compreender o bitcoin e em 2018 ele concluiu que o bitcoin “faz parte de uma revolução financeira realmente extraordinária”.

Por conta disso, resolveu atualizar seu livro “A Ascensão do dinheiro: uma história financeira do mundo” lançado em 2008 para incluir um capítulo sobre criptomoedas.

Ferguson é atualmente o membro sênior da família Milbank na Hoover Institution, parte da Universidade de Stanford. Ele também é membro do corpo docente sênio do Centro Belfer de Ciência e Assuntos Internacionais em Havard e professor visitante da Universidade de Tsinghua, em Pequim.

Ganhou o prêmio Emmy Internacional em 2009 de Melhor Documentário, por conta do seu livro “A Ascensão do Dinheiro: Uma História Financeira do Mundo” que foi adaptado como um documentário em cinco partes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile