Ícone do site Criptonizando

Para Professor de Stanford criptomoedas podem eliminar os juros baixos dos bancos

Em uma entrevista para a universidade de Stanford Graduate School of Business (GSB) concedida ontem (24), o professor Darrell Duffies, afirma que caso os bancos não apresentem maneiras mais práticas e baratas para transferir dinheiro, as criptomoedas provavelmente venha a prejudicar o modelo de negócios do setor.

O professor declarou, que o público não deve se enganar pelos níveis relativamente baixos ainda de adoção de criptomoedas como o Bitcoin (BTC), nem tomar reações contra o Libra do Facebook.

A interrupção talvez não venha necessariamente de Bitcoin, mas é possível que venha de uma “stablecoin” atrelada ao dólar ou a alguma outra moeda importante.

“O futuro está chegando e será muito prejudicial para os bancos herdados que não entendem o programa”, declarou o Professor Duffie.

A expectativa é que em 10 anos, os bancos provavelmente irão perder seus acessos fáceis a depósitos com juros baixos.

Os bancos também ganham muito em cima de taxas de cartão de crédito coletadas de fornecedores, que repassam muitos desses custos para os clientes.

Os sistemas de pagamento bancário são lentos e caros em comparação com as criptomoedas e outras novas tecnologias.

Caso a adoção da moeda digital seja feita por um setor privado, no caso do Libra do Facebook, poderá ter um enorme impacto.

O Libra estará disponível para cerca de 2,4 bilhões de usuários da rede social e nada obtém esse efeito de escala tão facilmente quanto o Facebook.

O professor declara que o sistema atual não é sustentável e que a tecnologia, a economia e a pressão pública, afastarão os bancos do controle global do sistema de pagamentos.

De acordo com uma pesquisa recente do Bank For International Settlements, a maioria dos bancos do mundo, estão buscando pesquisar mais sobre moedas digitais que eles podem apoiar ou até mesmo criar.

“Os bancos mais inteligentes estarão na vanguarda disso, mas outros estarão relutantes em canibalizar suas franquias muito lucrativas”, finaliza o professor Duffie.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile