Para Ray Dalio, dinheiro é lixo e é melhor investir em Bitcoin

Quanto tempo vai durar a corrida do touro do Bitcoin?

Em uma entrevista à rede de televisão financeira norte-americana CNBC, o multimilionário Ray Dalio falou sobre o Bitcoin e alertou os investidores sobre o perigo de manter muito dinheiro em suas contas.

“Em primeiro lugar, saiba que dinheiro é lixo, por isso não o guarde”. Esta é a declaração retumbante do fundador do maior fundo de hedge do mundo, que administra cerca de 140 bilhões em ativos. 

Ray Dalio pró-Bitcoin

Ray Dalio, que conta com uma fortuna pessoal de cerca de US$15 bilhões, também afirmou que investiu uma pequena parte de sua riqueza em Bitcoin e ouro, mas tem medo de que, se o BTC se tornar muito bem-sucedido, as autoridades financeiras o eliminem.

“No final do dia, se for realmente bem-sucedido, eles vão matá-lo. Mas isso não significa que não tenha lugar”.

Ele também disse à rede de TV, confirmando sua extrema confiança no Bitcoin e nas criptomoedas como um investimento alternativo.

Durante a entrevista, Dalio também falou sobre as diferentes atitudes de alguns países em relação às moedas digitais.

“Você tem El Salvador assumindo o controle e a Índia e a China se livrando dele. E você tem os Estados Unidos falando sobre como regular e ainda pode ser controlado”.

BTC como uma nova reserva de valor no mesmo nível do ouro

Ray Dalio há muito é um defensor do Bitcoin, mas não tanto no sentido de um substituto para o dinheiro, mas sim como um meio de armazenar valor, como o ouro, embora no momento ele ainda pareça preferir o último.

“Se você colocar uma arma na minha cabeça e disser: ‘Só posso ter uma’, eu escolheria ouro”, Dalio disse em um discurso no início de agosto.

Ao mesmo tempo, Dalio argumentou que o BTC é um ativo que as pessoas deveriam ter em suas carteiras para fins de diversificação.

A discussão dentro da comunidade financeira sobre o papel do Bitcoin e seu uso futuro foi acalorada por algum tempo, com aqueles argumentando que ele poderia se tornar um substituto para moedas fiduciárias e aqueles que o veem como um possível substituto digital para o ouro como uma loja de valor.

O fato de ser descentralizado e, portanto, de grande poder anti inflacionário, o torna, de fato, um investimento alternativo muito atraente.

No entanto, o que talvez ainda esteja travando sua adoção nesse sentido é sua acentuada volatilidade, o que o torna um investimento ainda muito arriscado.

Em maio, Dalio disse que na década de 1930 os Estados Unidos proibiram a troca e a posse de ouro. Isso, exatamente porque representava uma ameaça aos títulos americanos.

O mesmo pode acontecer com o Bitcoin, que está sendo criticado tanto pelo FED quanto pelo Tesouro dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Mais da metade dos investidores institucionais globais têm exposição a ativos digitais

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 10, 2025

Ethereum hoje: calmaria antes da tempestade? Analistas preveem salto para US$ 3 mil

Escrito por Thiago Barboza