Ícone do site Criptonizando

Para Ray Dalio, dinheiro é lixo e é melhor investir em Bitcoin

Quanto tempo vai durar a corrida do touro do Bitcoin?

Em uma entrevista à rede de televisão financeira norte-americana CNBC, o multimilionário Ray Dalio falou sobre o Bitcoin e alertou os investidores sobre o perigo de manter muito dinheiro em suas contas.

“Em primeiro lugar, saiba que dinheiro é lixo, por isso não o guarde”. Esta é a declaração retumbante do fundador do maior fundo de hedge do mundo, que administra cerca de 140 bilhões em ativos. 

Ray Dalio pró-Bitcoin

Ray Dalio, que conta com uma fortuna pessoal de cerca de US$15 bilhões, também afirmou que investiu uma pequena parte de sua riqueza em Bitcoin e ouro, mas tem medo de que, se o BTC se tornar muito bem-sucedido, as autoridades financeiras o eliminem.

“No final do dia, se for realmente bem-sucedido, eles vão matá-lo. Mas isso não significa que não tenha lugar”.

Ele também disse à rede de TV, confirmando sua extrema confiança no Bitcoin e nas criptomoedas como um investimento alternativo.

Durante a entrevista, Dalio também falou sobre as diferentes atitudes de alguns países em relação às moedas digitais.

“Você tem El Salvador assumindo o controle e a Índia e a China se livrando dele. E você tem os Estados Unidos falando sobre como regular e ainda pode ser controlado”.

BTC como uma nova reserva de valor no mesmo nível do ouro

Ray Dalio há muito é um defensor do Bitcoin, mas não tanto no sentido de um substituto para o dinheiro, mas sim como um meio de armazenar valor, como o ouro, embora no momento ele ainda pareça preferir o último.

“Se você colocar uma arma na minha cabeça e disser: ‘Só posso ter uma’, eu escolheria ouro”, Dalio disse em um discurso no início de agosto.

Ao mesmo tempo, Dalio argumentou que o BTC é um ativo que as pessoas deveriam ter em suas carteiras para fins de diversificação.

A discussão dentro da comunidade financeira sobre o papel do Bitcoin e seu uso futuro foi acalorada por algum tempo, com aqueles argumentando que ele poderia se tornar um substituto para moedas fiduciárias e aqueles que o veem como um possível substituto digital para o ouro como uma loja de valor.

O fato de ser descentralizado e, portanto, de grande poder anti inflacionário, o torna, de fato, um investimento alternativo muito atraente.

No entanto, o que talvez ainda esteja travando sua adoção nesse sentido é sua acentuada volatilidade, o que o torna um investimento ainda muito arriscado.

Em maio, Dalio disse que na década de 1930 os Estados Unidos proibiram a troca e a posse de ouro. Isso, exatamente porque representava uma ameaça aos títulos americanos.

O mesmo pode acontecer com o Bitcoin, que está sendo criticado tanto pelo FED quanto pelo Tesouro dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Mais da metade dos investidores institucionais globais têm exposição a ativos digitais

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile