Ícone do site Criptonizando

Parlamentar da UE pede proibição das criptomoedas

Johan Van Overtveldt

Johan Van Overtveldt

Um legislador europeu instou as autoridades a proibir as criptomoedas, citando a atual crise no setor bancário como motivo. Johan Van Overtveldt, ex-ministro das finanças da Bélgica, acredita que esses ativos não trazem valor econômico ou social.

“Outra lição a ser aprendida com a atual comoção bancária. Imponha uma proibição estrita de criptomoedas”, twittou o legislador. 

“Veneno especulativo e sem valor agregado econômico ou social. Se um governo proíbe as drogas, também deve proibir as criptos”, argumentou.

Van Overtveldt é um jornalista e político belga do partido New Flemish Alliance (N-VA), que foi ministro das Finanças do seu país entre 2014 e 2018, no governo do primeiro-ministro Charles Michel.

Van foi eleito para o Parlamento Europeu em 2019 onde presidiu à Comissão dos Orçamentos e representou o grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários (ECON).

A declaração de Overtveldt sobre criptomoedas segue o colapso de três bancos dos EUA, dois dos quais dois estavam envolvidos no mercado cripto, o Silvergate Bank e o Silicon Valley Bank. 

As consequências dessas falências atingiram a Europa, afetando o Credit Suisse, importante banco de investimentos do Velho Continente.

A Europa ainda precisa regular de forma abrangente sua economia cripto, aplicando um pacote legislativo chamado Markets in Crypto Assets (MiCA). As instituições da UE e os Estados membros concordaram com a proposta no ano passado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile