Paulo Guedes persiste em imposto nas criptomoedas e em empresas de tecnologia como Google e Apple

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda busca formas de tributa as transações digitais, incluindo o bitcoin e outras criptomoedas. Segundo o ministro, a reforma tributária teria prioridade a economia digital, conforme reportou o Cointelegraph.

A proposta de Guedes, pretende implementar também um “imposto do pecado”, que seria um percentual maior para itens como bebidas alcoólicas, cigarros e alimentos processados com açúcar.

O Ministro está defendendo a proposta para que seja possível reduzir a tributação que as empresas pagam sobre os salários dos empregados. Entretanto, também está trabalhando para cobrar imposto de transações eletrônicas das cinco grandes empresas de tecnologia, com o Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook.

“A ideia sempre foi tributar transações digitais. Precisa de algum imposto, estamos procurando (…) Você precisa de um imposto. Tem que ter um imposto para transação digital”, afirmou Guedes.

O Governo Federal está dando mais atenção as criptomoedas depois de ver o volume das negociações dos primeiros dados das operações das exchanges nacionais que chegaram a Receita Federal.

Segundo o secretário da Receita Federal, José Tostes, que vem acompanhando as reuniões do Conselho de Política Fazenda (Confaz), responsáveis pela reforma tributária revelou que as transações com Bitcoin e criptomoedas devem ser tratadas como prioridade.

“(…) qualquer que seja a proposta a ser construída, essa não poderá deixar de lado a economia digital (…) o volume de transações em criptomoedas que pode ser captado pela Receita atingiu R$ 4 bilhões. No mês seguinte, já eram R$ 8 bilhões. Mas, nem tudo passa pelos controles do governo”, diz a reportagem.

O secretário acredita que para que não tenha mau uso das criptomoedas, a atenção à economia digital é um dos pontos que devem ser discutidos na Reforma Tributária.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, já declarou que não existe a possibilidade da criação de um novo imposto. 

“Prefiro deixar o Paulo Guedes decidir o que é melhor, mas criar um novo imposto não existe. Você pode inventar até um novo nome para acabar com outros, substituição, mas não criar um novo imposto”, declarou Bolsonaro.

Conforme reportou o Criptonizando, a Receita Federal criou um código que determina multa para quem não declarar posse de suas criptomoedas.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

World Liberty Financial faz aquisições massivas de criptomoedas durante posse de Donald Trump
icon junho 9, 2025

Uber e criptomoedas: pagamentos mudam de nível

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu