Ícone do site Criptonizando

Paulo Guedes questiona uso do Bitcoin como dinheiro e destaca abuso de poder dos governos

Paulo Guedes, ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, concedeu recentemente uma entrevista ao influenciador Bruno Perini. Guedes, enquanto falava sobre os ciclos de contração e expansão do mercado, comentou sobre o Bitcoin, a principal criptomoeda do mercado.

Guedes destacou que os mercados se comportam de forma cíclica, se acumulando em bolhas e depressões ao longo do tempo. A partir daí, o economista sugeriu que o Bitcoin poderia ser uma reserva de valor, devido a sua escassez, mas não um dinheiro corrente:

“As vezes tem uma coisa boa acontecendo, mas você exagera naquela direção. Por isso que tem estes grandes ciclos, por exemplo, Bitcoin. ‘Agora é a moeda do futuro, porque tem uma quantidade limitada’. Aí parte todo mundo, todo mundo acredita, aquilo sobe. 

Mas espera aí, você consegue comprar um sanduíche? Vai ali no Mac Donalds e compra um sanduíche com bitcoin. Então não é moeda. Então você está colecionando quadros de Picasso, esperando que isto vire alguma coisa escassa no futuro”.

Guedes está parcialmente correto no seu raciocínio. Notavelmente, existem Mc Donalds que aceitam bitcoin como método de pagamento, como é o caso dos localizados em El Salvador, primeiro país a estabelecer a criptomoeda como moeda de curso forçado.

Além disso, milhares de comerciantes e empresas em todo mundo aceitam criptomoedas como forma de pagamento. Em algumas regiões, o uso do bitcoin como dinheiro está mais avançado. Por exemplo, as cidades de Jericoacoara (Ceará), São Thomé das Letras (MG) e Rolante (RS) contam com centenas de estabelecimentos que  aceitam a criptomoeda como método de pagamento.

Mas de fato, grande parte das transações financeiras por bens e produtos no mundo ocorrem em moedas fiduciarias.

Abuso dos governos

Guedes também questionou o fato dos governos estarem abusando do seu poder fiscal em todo o mundo. Segundo o economista, isto poderia fazer o mundo se voltar para um novo padrão monetário supranacional, o Bitcoin:

“A crise fiscal está no mundo inteiro. Todos os governos estão abusando da moeda fiduciária. Será que nós vamos ter que voltar para uma moeda supranacional e privada? ‘Vamos embora, todo mundo compra Bitcoin de novo.”

De fato, o Bitcoin é utilizado principalmente como uma reserva de valor, capaz de proteger populações contra a desvalorização das moedas nacionais em colapso.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile