Ícone do site Criptonizando

Perspectivas de vacinação podem valorizar ações estratégicas da bolsa

Na medida em que a atual pandemia de coronavírus continua ditando regras do comportamento social e do mercado, perspectivas positivas podem estar próximas. Desde novembro do ano passado, várias ações da bolsa começaram a apresentar sinais de recuperação. Além disto, em comparação com janeiro de 2020 o total de pontos da IBOVESPA mês passado foi 1% maior. Assim, tudo isso pode se refletir em ganhos importantes a curto prazo.

A relação da vacinação e da bolsa

Há uma série de ações que podem subir de forma significativa com o processo de vacinação em massa. De acordo com um estudo realizado pelo site InfoMoney, no último ano as ações de dois setores tiveram um impacto significativo: a de shoppings e a de transportes. Ambas as áreas tem tido uma queda em seus papeis, o que pode trazer uma ótima oportunidade de compra.

É claro que os dois setores tem grandes desafios pela frente em sua trajetória de recuperação. Afinal, as ações de shoppings estão 60% mais baratas em comparação a 2020 e as de transportes chegam a estar 70% menores. Mas seja como for, a tendência é de que, na medida em que a situação volte a se normalizar, o brasileiro volte a usufruir desses serviços de uma maneira constante. Assim sendo, a expectativa é de que os valores de seus papeis subam.

Outras informações importantes

Em comparação aos shoppings, o setor de transportes tem apresentado melhores perspectivas de retomada ao longo dos últimos meses. O aumento de tráfego pelas rodovias e de circulação de transportes públicos nas cidades do país são prova disto. Mas isso não diminui a importância da outra área, que tem atraído cada vez mais investidores.

É claro que, além destes, há outros setores cujos papeis estão sendo negociados com preços inferiores na bolsa com relação ao ano passado. Porém, entre as diversas opções existentes no mercado, a vacinação em massa deve atuar de forma especial em ambos. Assim sendo, o mais indicado é ficar de olho nas oportunidades de investimento que há na bolsa com relação a eles.

O momento é de planejamento

É claro que a área de investimentos é bastante imprevisível. Afinal de contas, não se sabe o quanto as coisas podem mudar e quais setores podem apresentar bons resultados. Mesmo assim, um planejamento estratégico ao olhar para a bolsa é a melhor coisa que investidores de todos os portes podem fazer. O momento é de planejamento, e se for preciso de readaptação.

Por fim, na medida em que a IBOVESPA parece estar em um franco momento de recuperação, contando inclusive com o estímulo de entrada de capital estrangeiro, as perspectivas são muito promissoras. Enquanto a vacina não é adotada em larga escala, ações estratégicas podem ser negociadas com preços muito atrativos. E depois que isso acontecer, esses investimentos podem render muito mais do que o esperado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile