Ícone do site Criptonizando

Pesquisa aponta que 48% dos brasileiros apoiam fazer do Bitcoin sua moeda oficial

Compra de bitcoin pela tesla pode não desencadear uma demanda corporativa, afirma JPMorgan

Uma pesquisa recente da Sherlock Communications descobriu que quase metade dos brasileiros concorda que o Bitcoin deve ser adotado como moeda do país, seguindo os passos de El Salvador.

Brasileiros otimistas para Bitcoin

O estudo mostra 48% dos brasileiros a favor do Bitcoin como moeda nacional (17% de suporte forte, 31% de suporte moderado). 

Em contraste, apenas 21% rejeitaram a ideia (9% rejeição forte, 12% rejeição moderada). Os outros 30% dos entrevistados foram indiferentes ao assunto.

A pesquisa foi realizada por meio da plataforma de pesquisa online Toluna e estudou o suporte para Bitcoins e criptomoedas em vários outros países da América Central e do Sul. 

Entre eles estão Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Venezuela e México. De todas as regiões mencionadas, os brasileiros foram os que mais apoiaram a criptomoeda primária.

“Os brasileiros foram os maiores defensores do cripto-reconhecimento na região, com 56% apoiando a abordagem de El Salvador e 48% dizendo que querem que o Brasil também a adote”, diz o estudo.

Notavelmente, o interesse dos brasileiros parece estar exclusivamente concentrado no Bitcoin. O BTC foi de longe o mais famoso entre os entrevistados, com 92% reconhecendo-o. 

Enquanto isso, apenas 31% e 30% dos entrevistados conheciam o Ethereum e o Litecoin, respectivamente, dois dos altcoins mais populares do mercado.

BTC: arriscado ou seguro?

Apesar das representações comuns do Bitcoin na mídia como um investimento ‘arriscado’, o apoio brasileiro a ele se baseia na suposição exatamente oposta. 

Quando questionados sobre as razões para investir em criptomoedas, 39% dos entrevistados citaram a “proteção contra a inflação e a instabilidade financeira” como um fator contribuinte. 

Outras razões principais incluem a diversificação dos investimentos (55%) e o acompanhamento das tendências tecnológicas (37%).

Isso estaria de acordo com a opinião do governo de El Salvador, que tem comprado centenas de Bitcoins repetidamente nos últimos dias. 

O presidente Nayib Bukele continua confiante de que sua decisão de investir e adotar o BTC como moeda legal beneficiará seu povo e fará o país avançar. Isso está em oposição às opiniões do JP Morgan e do Banco Mundial.

Luiz Eduardo Abreu Haddad, consultor do banco Sherlock, reconhece a importância do primeiro passo de El Salvador para orientar as visões e ações dos países vizinhos em relação ao Bitcoin:

“O experimento de El Salvador pode se tornar uma grande referência para os países latino-americanos sobre como incorporar blockchain e criptomoedas em suas economias e gerar bem-estar para seus cidadãos.”

Embora os brasileiros pareçam ter a mente mais aberta em relação à adoção do BTC, os americanos não estão na mesma página. Outro estudo recente determinou que apenas 27% apoiariam se os EUA legalizassem o Bitcoin.

LEIA MAIS: Cardano lançará contratos inteligentes hoje, mas onde estão os dApps?

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile