Ícone do site Criptonizando

Pesquisadores encontram bug em recente lançamento do Aave (AAVE)

Pesquisadores encontram bug em recente lançamento do Aave (AAVE)

Pesquisadores de segurança encontraram um bug no design do último lançamento do Aave v2 para o blockchain Polygon (MATIC). Parece que uma soma de nove dígitos em US Dollar Tether (USDT), Wrapped Bitcoin (WBTC), Wrapped Ethereum (WETH) e Wrapped Matic (WMATIC) não pode ser operada por seus proprietários. 

U$120 milhões em ativos presos no Aave v2 no Polygon, veja como 

De acordo com uma análise publicada por auditores de contratos inteligentes e pesquisadores on-chain da BlockSec, uma falha de design foi divulgada na versão baseada em Polygon do Aave v2, um protocolo DeFi blue-chip.

Os pesquisadores afirmaram que os problemas estavam associados ao ReserveInterestRateStrategy atualizado, que é um elemento da lógica do protocolo no Aave v2. 

A versão mais recente dessa lógica é aplicável apenas ao Ethereum (ETH), mas não ao Polygon (MATIC). 

O desenvolvedor Pseudonymous Ethereum (ETH) que atende por @mookim_eth no Twitter compartilhou uma análise detalhada das raízes e efeitos dos problemas destacados pelo BlockSec. Segundo ele, o pool de empréstimos do Aave v2 espera uma interface diferente e não pode interagir com a estratégia atualizada.

Como resultado, os usuários temporariamente não podem sacar ou trocar 5,5 milhões de USDT, 35.000 Wrapped Ethers (WETH), 1.500 Wrapped Bitcoins (WBTC) e 11 milhões Wrapped Matic (WMATIC), o que equivale aproximadamente a US$ 120 milhões. 

Comunidade cria proposta de correção de emergência 

Apesar de a equipe da Aave não ter confirmado o assunto por meio de seus canais oficiais de comunicação, a comunidade do protocolo já divulgou um comunicado sobre o assunto.

Esta declaração confirmou que os ativos estão indisponíveis devido a um conflito entre as versões baseadas em Ethereum e Polygon dos projetos Aave v2:

“A raiz do problema é que, por motivos legados, a versão v2 usada no Aave v2 Polygon (e Avalanche) é ligeiramente diferente do Aave v2 Ethereum, no que diz respeito à interface usada pelo LendingPool para chamar a estratégia de taxa de um ativo. As novas estratégias de taxa de juros aplicadas a esses ativos respeitam a interface de Aave v2 Ethereum, mas não v2 Polygon, então quando o LendingPool consulta a estratégia para a taxa atual, esta chamada reverte, assim como a ação “embrulhando” (por exemplo, depositar, emprestar, etc).”

Ao mesmo tempo, todos os ativos estão seguros no protocolo e não há riscos de perda de nenhum deles. Outros ativos no Aave v2, incluindo USD Coin (USDC), Dai (DAI) e Aave (AAVE) estão funcionando conforme o esperado. 

Em 20 de maio de 2023, a votação da comunidade sobre a implementação de uma correção para a base de código Aave v2 começará por volta das 16h UTC, segundo a proposta da Aave Governance.

LEIA MAIS: Homem que perdeu 8 mil bitcoins no lixo está interessado em outra criptomoeda e diz que BTC não funciona

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile